João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.74ºC
IBOVESPA 120509.4
Euro 5.8183
Dólar 5.4273
Peso 0.006
Yuan 0.7475
PF faz buscas no Bessa contra empresário investigado por fraudes com cartão de crédito
05/10/2023 / 10:15
Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5/10) a “Operação SCHEME”, visando desarticular esquema criminoso envolvendo emissões de cartão de crédito mediante fraude

Conforme nota da operação, as investigações começaram após cruzamento de dados feito pela CEF – Caixa Econômica Federal, que observou que alguns cartões de crédito, em nome de titulares dos mais diversos locais do país, haviam sido indevidamente emitidos e alguns utilizados por criminosos nas cidades de João Pessoa e Cabedelo.

De posse dessas informações a DRCC – Delegacia de Repressão à Crimes Cibernéticos, descobriu que um empresário era usuário habitual dos cartões irregulares, além de duas outras pessoas que também podem ter envolvimento no esquema criminoso.

Os suspeitos pegavam dados de pessoas aleatórias na internet e com esses dados emitiam cartões de crédito, monitoravam o envio e conseguiam receber o cartão no lugar do titular, daí aplicavam o golpe no comércio causando o prejuízo.

Polícia Federal deflagra “Operação SCHEME” contra fraudadores de cartões de crédito

Foram emitidos três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na residência do empresário, em um estabelecimento de sua propriedade e um terceiro em outro imóvel onde reside e trabalha outro investigado, todos localizados no bairro do Bessa.

Os crimes investigados são de delito de furto qualificado mediante fraude cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, art. 155, §4º-B, do Código Penal.

O nome da operação – SCHEME – faz menção a golpe, farsa, fraude, simbolizando a maneira fraudulentamente de obter os cartões de crédito e a farsa em se passar pelos verdadeiros titulares das contas bancárias vinculadas a cada cartão.