
A Polícia Federal realizou uma operação contra um grupo suspeito de invadir sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com objetivo de cometer fraudes, nesta terça-feira (7). A ação envolveu o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em residências localizadas no Distrito Federal.
As investigações da Polícia Federal foram iniciadas após a identificação de indícios de acesso não autorizado à rede interna do INSS, o que pode ter resultado no comprometimento de credenciais e dados sigilosos. Este tipo de crime é enquadrado como invasão de dispositivo informático, previsto na legislação brasileira.
Além da invasão, a PF suspeita que alguns dos investigados possam ter utilizado suas funções dentro do INSS para facilitar os crimes. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder por múltiplos delitos, conforme apuração em andamento.
O INSS é responsável pela gestão de benefícios previdenciários e assistenciais no Brasil, e a segurança de seus sistemas é fundamental para evitar fraudes que prejudiquem o orçamento público e os cidadãos que dependem do órgão.
A Operação da Polícia Federal ocorre em um contexto de aumento das investigações sobre ataques cibernéticos e fraudes em órgãos públicos, que têm se intensificado nos últimos anos. As autoridades reforçam a necessidade de medidas de segurança e controles internos para proteger informações sensíveis.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública acompanha a ação, destacando que o combate a crimes digitais é um eixo prioritário para a Polícia Federal. Investigações como essa buscam desarticular grupos especializados em delitos virtuais e garantir a integridade dos serviços públicos digitais.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre prisões ou apreensões de equipamentos relacionadas à operação, nem informações sobre a extensão das fraudes detectadas.