João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.93ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.706
PGR é acionada para investigar Bolsonaro por declaração de que ‘pintou clima’ com menina de 14 anos
16/10/2022 / 15:24
Compartilhe:

A Procuradoria Geral da República (PGR) foi acionada para investigar a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre ter “pintado um clima” com meninas venezuelanas, que ele avistou durante um passeio de moto em São Sebastião, no Distrito Federal.

O pedido foi feito pelo deputado distrital Leandro Grass (PV), ainda no sábado, para que o órgão investigue o que de fato ocorreu, conforme o relato do presidente, e qual é a situação das adolescentes no país.

“Se havia algum problema por ele verificado, deveria procurar as instâncias de controle, justamente para que providências fossem tomadas. Há, na região, Conselho Tutelar ativo e que exerce seu mister com bastante competência. Há, no Distrito Federal, Ministério Público extremamente capaz e que tem agido de forma impecável nas questões relacionadas a direitos humanos. E há, em seu governo, Ministérios da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, bem como o Ministério da Justiça, que lida com questões relacionadas a nacionais de outros países que, ao que tudo indica, sequer foram acionados pelo Presidente”, diz a representação.

Entenda o caso

Bolsonaro afirmou em entrevista ao canal do YouTube “Paparazzo Rubro-Negro”, na sexta-feira, que, durante um passeio de moto pela comunidade de São Sebastião, avistou meninas de 14 e 15 anos e que “pintou um clima” antes de pedir para ir à casa delas.

“Eu parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. “Posso entrar na sua casa?” Entrei. Tinham umas 15, 20 meninas sábado de manhã se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos se arrumando no sábado para que? Ganhar a vida. Você quer isso para a sua filha que está nos ouvindo agora? “, relatou o presidente na entrevista.

Na avaliação de Grass, que pediu investigação à PGR, o caso é gravíssimo. “As ações do Presidente da República precisam ser investigadas, para que se verifique o que de fato ocorreu após ter ‘pintado um clima’, as condições em que se deram a entrada na residência em que estavam as adolescentes venezuelanas, quem administra o local e para que se apure se a sugestão de atividade ilícita, para ganhar a vida, esteja de fato ocorrendo”, relata na ação.

Reação da Comissão de Direitos Humanos

As declarações de Bolsonaro também entraram na mira da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. O colegiado deve se reunir nesta semana para analisar o caso e verificar se há providências que podem ser tomadas.

F5 Online com informações de O Globo