O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 1,0% no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao quarto trimestre de 2021. Em relação ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 1,7%. Os resultados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país em um determinado período e o indicador mais utilizado para medir a evolução da economia.
No acumulado nos quatro trimestres, terminados em março de 2022, o PIB cresceu 4,7%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
O resultado do primeiro trimestre segue uma trajetória de crescimento iniciada no terceiro trimestre de 2021, após um recuo no segundo semestre do ano passado (-0,2%).
Um dos mais afetados pela pandemia, o setor de serviços (1,0%) foi o principal responsável pelo crescimento na comparação trimestral contra o quarto trimestre de 2021. Ele representa 70% do PIB do país, com destaque para alojamento e alimentação. Houve ainda queda na agropecuária (-0,9%) e quadro de estabilidade na indústria (0,1%).
A atual projeção do Ministério da Economia para o PIB de 2022 está em 1,5%. Já a projeção do Banco Central (BC) está em 1%, podendo ser reajustada em próximos relatórios de inflação.
Apesar do resultado positivo no primeiro período do ano, a expectativa de especialistas consultados pela CNN é que a atividade econômica siga mostrando desaceleração diante do quadro global de inflação pressionada e juros em alta.