João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 35.11ºC
IBOVESPA 124788.16
Euro 5.6058
Dólar 5.1726
Peso 0.0058
Yuan 0.7142
Piloto de avião avista ‘luzes não identificadas’ durante voo em Porto Alegre
06/11/2022 / 18:53
Compartilhe:

Luzes não identificadas vistas no céu de Porto Alegre na noite de sexta-feira (4) e de sábado (5) despertaram curiosidade neste final de semana.

Em um dos casos, registrado em vídeo pela Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho, o piloto do voo 3406, da LATAM, que decolou de Guarulhos (SP) com destino a Porto Alegre, pergunta, por volta das 23h de sábado, à controladora de tráfego:

“Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na posição de 10 para 11 horas, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”.

A controladora diz que não recebeu nenhum “reporte”, termo usado na avaliação para relatos de eventos de segurança operacional. E o piloto prossegue:

“Tem umas luzes. Por vezes, elas apagam, acendem, às vezes são uma, às vezes são duas ou três”, diz.

O diálogo se encerra com a controladora sinalizando que registraria a situação, mas que nada tinha sido relatado ainda, e o piloto falando que outros aviões já haviam percebido as luzes antes.

No total, quatro voos comunicaram à Central de Tráfego terem percebido luzes estranhas no céu: o 4248, o 3140 e o 4407, além do 3406, das companhias Azul e LATAM. Em todos os casos, as luzes acendiam, se moviam e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, cidade distante cerca de 80 quilômetros da Capital, disse que, em seus registros, não encontrou nada estranho na noite de sábado, mas na noite de sexta, sim.

E atribuiu à reflexão difusa de luz entre nuvens em direção a Porto Alegre, que pode ser gerada por holofote de luz ou até algum objeto.

Questionada sobre o assunto, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, respondeu que não registrou nada a respeito. As companhias aéreas também não notificaram a Fraport sobre as luzes.

Informações G1