João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 32.92ºC
IBOVESPA 127060.43
Euro 5.8537
Dólar 5.4182
Peso 0.0059
Yuan 0.7451
PL APROVADO: Proposta de autoria de Daniella Ribeiro garante mais segurança para usuários de transporte público no país
30/11/2021 / 19:45
Compartilhe:

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto (PL 3258/2019) de autoria da senadora Daniella Ribeiro que aumenta a segurança do usuário de transporte público no período noturno. O projeto garante o direito das mulheres, dos idosos e das pessoas com deficiência a solicitarem o desembarque fora dos pontos oficiais de parada do transporte coletivo. Caberá à União, Distrito Federal, estados e municípios fazer a regulamentação da proposta.

Segundo a senadora, o desembarque do passageiro poderá ser em qualquer via em que seja permitida pelas regras de trânsito a parada de veículos e que seja realizada com segurança. “A nossa intenção é estender esse direito às mulheres de todo o país, além das pessoas idosas, que podem apresentar maior dificuldade de locomoção, e às pessoas com deficiência, para as quais a avaliação do risco pode ser mais difícil”, disse a senadora.

As autoridades de trânsito local também poderão excluir linhas, vias e regiões da obrigatoriedade da medida por razões de trânsito, segurança viária ou necessidade de operação das linhas de transporte urbano. A proposta aprovada na comissão foi encaminhada para a Mesa Diretora do Senado e, em seguida, seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Várias cidades já autorizaram os motoristas de ônibus a parar fora dos pontos para que as mulheres desembarquem em locais seguros e acessíveis. A cidade de São Paulo, desde 2016, tem uma lei aprovada. Em João Pessoa (PB) a lei municipal vigora desde janeiro de 2017 e em Campina Grande (PB) desde maio de 2018.

Assessoria de imprensa
Daniella Ribeiro – Progressistas
@daniellasenadora