João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.97ºC
IBOVESPA 155910.18
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
PL de Wilson Filho propõe uso de biometria facial para aumentar segurança nos estádios da Paraíba
26/11/2025 / 07:46
Compartilhe:
Biometria facial será obrigatória nos estádios da Paraíba após aprovação de PL que busca modernizar o controle de acesso e aumentar a segurança.
ALPB aprova uso obrigatório de biometria facial nos estádios da Paraíba

Foi aprovado nesta terça-feira (25) pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei que torna obrigatório o uso de biometria facial nos acessos destinados às torcidas organizadas nos estádios de futebol do estado. A iniciativa, de autoria do deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), tem o objetivo de modernizar o controle de entrada e reforçar a segurança nos grandes eventos esportivos.

A proposta determina que os estádios, com capacidade acima de 25 mil pessoas, instalem sistemas de identificação facial capazes de reconhecer, autenticar e confirmar a identidade do torcedor antes da liberação do acesso. Para o parlamentar, a medida atua em duas frentes fundamentais, o combate a atos de violência e vandalismo e a prevenção contra práticas de racismo, crimes ainda infelizmente ainda recorrentes nos estádios de todo o país.

“O avanço tecnológico precisa ser um aliado da Segurança Pública e da proteção ao torcedor. O nosso PL estabelece que os dados coletados sejam utilizados exclusivamente para fins de identificação, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, preservando a privacidade dos cidadãos e impedindo qualquer tipo de compartilhamento indevido. A Paraíba já dispõe hoje de equipamentos da mais alta tecnologia, no Centro Integrado de Comando e Controle, por exemplo. A ideia é que a gente amplie esse monitoramento também nos estádios de grande porte”, ressalta.

O projeto também estabelece penalidades severas para os estádios que descumprirem as determinações, desde multas até a suspensão e eventual cassação do alvará de funcionamento. A proposta segue a linha de outras legislações nacionais que têm apostado na tecnologia para conter delitos em grandes eventos. Caso o PL seja sancionado pelo Poder Executivo, haverá um prazo de 120 dias para implementação após a publicação da lei.

“Fiquei muito feliz que a matéria foi aprovada em plenário, mostra a sensibilidade da Assembleia Legislativa nas pautas relacionadas à segurança pública. Não podemos aceitar que episódios de violência, vandalismo e racismo continuem afastando as famílias dos estádios. A biometria facial é uma ferramenta moderna, eficiente e totalmente alinhada à proteção dos direitos do cidadão. Com essa iniciativa, estamos trazendo mais segurança, mais responsabilidade e mais respeito ao torcedor paraibano”, afirmou o deputado licenciado e atual secretário de Estado da Educação.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp