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Planejamento de mídia: saiba como desenvolver
15/08/2022 / 17:01
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O planejamento de mídia é muito necessário para as empresas que estão se colocando no digital ou as estratégias digitais que serão usadas não trarão resultados esperados. 

Portanto, a boa divisão de postagens, deve trazer mais organização para as estratégias que serão usadas.

As pessoas não se interessam por uma rede social ou um blog, todo desorganizado. Certo negócio de bolas infláveis gigantes, deve organizar bem a sua rede sociais, para que os clientes curtam a página, e sintam certo conforto lendo as postagens importantes para eles.

O planejamento deve realmente ser algo bem pensado, uma empresa precisa pensar bem as suas estratégias de marketing, principalmente, no digital. 

Por exemplo, uma empresa que faça divisória corporativa, o planejamento deve ser todo baseado no público da empresa.

E, para que toda estratégia digital tenha os resultados certos, é indispensável que haja um bom plano de mídia. É ele quem ditará as melhores estratégias na comunicação certeira, levando em conta as metas da marca e os aspectos do público a ser alcançado.

É o que deve acontecer com uma empresa de balança para peixaria, eles devem compreender o público-alvo da empresa, e definir as estratégias de comunicação que serão usadas, ao longo das campanhas nas redes de comunicações escolhidas.

Fazer a definição de quais mídias usar é uma atividade que precisa saber bastante sobre. 

Afinal, é necessário pensar em escolhas que melhorem o investimento e que sejam boas e estratégicas para o seu ramo e as pessoas que a empresa quer impactar fortemente.

Para uma fabricante de berçário particular alcançar o público certo e conseguir mais vendas, eles devem buscar estar presente nas redes sociais e lugares, em que os seus compradores estarão, ao menos de forma possível, pois isso trará mais vendas.

Veicular campanhas de boa performance tem se tornado uma atividade cada dia mais difícil. Os ótimos resultados não dependem só de estar em todas as plataformas, de forma ampla. Isso não é o bastante para ser certeiro na hora de captar a atenção do seu público-alvo. 

A abordagem agora é muito mais estratégica, e o planejamento de mídia é o instrumento que torna essas tomadas de ações muito mais exatas e com um retorno valioso.

Para que os focos sejam alcançados, e os orçamentos sejam bem utilizados da melhor forma, as definições estratégicas da empresa e das ações são indispensáveis para isso. 

Por isso, uma empresa que vende peças para escavadeira new holland, deve investir corretamente nesse planejamento, para que não tenha muitos prejuízos.

O trabalho de escolher as mídias certas, leva em conta uma série de variáveis, e elas falarão, qual plataforma tem o maior potencial exigido para ações que tenham maior sucesso. 

Para ter uma ótima performance nas suas campanhas de marketing, o planejamento de mídia é quase que indispensável para que tudo ocorra bem.

Conceito de planejamento de mídia

O plano de mídia consiste em determinar quais os meios que serão usados para certas campanhas. 

É por meio dele que serão determinadas quais serão as inserções de mídia de uma empresas nos variados meios de comunicação disponíveis, como rádio, TV, jornais.

Portanto, o que fará uma empresa de micropigmentação sobrancelha ruiva, vai determinar em quais mídias estarão presentes, é para isso que serve o planejamento de mídia.

A sua principal necessidade, é permitir aos negócios organizar melhor o investimento que foi feito nas campanhas, planejando as tarefas de forma mais estratégica e acompanhando mais de perto os resultados que foram obtidos por eles.

Assim, é por meio do planejamento de mídia, que os profissionais têm como identificar o melhor direcionamento para chegar ao seu cliente ideal, monitorar as principais tendências do ramo de atuação e ajustar o posicionamento e o alcance da sua empresa.

Sem ele, fica complicado para a marca compreender quais públicos estão mais propensos a adquirirem seus produtos ou serviços, quais os melhores formatos levando em conta a verba e como posicionar de forma correta a marca utilizando os meios de comunicação.

Ao fazer um ótimo planejamento de mídia, há mais possibilidade de sucesso em suas campanhas e de, com o mesmo investimento, chegar a resultados muito mais satisfatórios para a empresa. O que a empresa sempre espera, são números melhores no final.

Desse modo, ele é o totalmente responsável por achar os veículos mais próximos dos clientes e garantir que a mensagem passada pela marca chegue às pessoas certas, no formato correto e na melhor hora possível, aí está o poder do planejamento.

Se uma empresa de ensaio fotográfico infantil masculino, fizer um ótimo planejamento de mídia, com toda certeza atingirá pessoas que estão com vontade de tirar fotos. Se a comunicação for boa, os resultados serão melhores ainda.

E como funciona no meio digital?

Muito embora o planejamento de mídia seja mais famoso para os meios de comunicação tradicionais, no meio digital ele também é de altíssima importância. 

Mais especificamente, com a ampliação das possibilidades, o meio digital alcança mais pessoas.

Por meio desse planejamento prévio, os profissionais têm como identificar, por exemplo, em quais redes sociais o negócio deve atuar, se é válido trabalhar com uma estratégia de links patrocinados, e saber quais os melhores sites para ter parcerias, há várias possibilidades.

Dicas de como criar um planejamento de mídia

Como já foi explicado inúmeros aspectos do plano de mídia, agora será explicado como deve ser feito um planejamento. São esses os passo:

  1. Fazer um briefing;
  2. Optar pelos veículos certos;
  3. Criar um calendário;
  4. Utilize conteúdos coerentes;
  5. E monitore os resultados.

Esses são os passos que devem ser seguidos para que a empresa faça um bom plano, importante fazer bem cada etapa, para que saia algo minimamente bom.

1. Fazer um briefing

Os profissionais de mídia devem fazer um briefing completo agrupado ao planejamento, no momento das reuniões pré-campanha.

Esse documento precisa ter as informações da empresa, o público-alvo, a análise de mercado, as metas de marketing e de comunicação, dados da concorrência no mercado e outras características importantes para o direcionamento do plano.

Várias informações irão vir diretamente do planejamento e vão servir como fundamento para a elaboração das metas e estratégias de mídia. 

Uma empresa que venda mesa call center NR17 deve investir bem na criação de briefing, para ter bons resultados.

2. Optar pelos veículos certos

A escolha dos meios de comunicação é a principal função do analista de mídia, que tem o conhecimento e a expertise necessárias à escolha correta de canais.

Para fazer uma escolha certa, a pessoa terá que combinar de forma perfeita os objetivos, verba e datas da campanha com os perfis de meios online e offline.

De modo geral, os responsáveis da área já se conectam com várias mídias e estão sempre alargando seu repertório para deixar mais ricas as campanhas.

3. Criar um calendário

O calendário é como se fosse uma representação visual mais importante do plano de mídia, que tem todos os veículos e suas datas, horários, períodos de funcionamento e conteúdos para inserção nas campanhas.

Ao ver um documento desse formato, todo o time precisa ser capaz de ver a abrangência da divulgação, concentração de esforços e propagação de canais.

4. Utilize os conteúdos coerentes

Portanto, também é sua responsabilidade dar a garantia de que os conteúdos usados sejam coerentes com os canais que foram escolhidos.

Para isso, a mídia necessita ir além da negociação dos espaços, fazendo a determinação do formato ideal para cada meio de comunicação e transmitindo as adaptações precisas à equipe de criação.

Muitas vezes, o profissional também indica novos criativos e abordagens para explorar o potencial de certas mídias que serão utilizadas.

5. Monitore os resultados

O trabalho de gestão de mídia não acaba, após que o plano fique pronto. Muito pelo contrário, ao decorrer da veiculação, a pessoa terá que estar totalmente alerta para os resultados, realizando mais ajustes necessários no caminho.

Nas mídias digitais, principalmente, é mais simples monitorar os números e resultados com as ferramentas de análise. 

Desse modo, a pessoa pode melhorar formatos e estratégias para performar melhor a campanha veiculada.

Considerações finais

Pronto, a pessoa já entende o que não pode faltar no planejamento de mídia e como construir o seu do zero. Agora é só ficar de olho nas tendências de mídia e criar o briefing para aproveitar melhor todo o potencial dos meios, seja na TV aberta ou pelo instagram.

Ao passar dos tempos, a pessoa vai construir um portfólio próprio com os principais canais e fazer planos de mídia cada vez mais performados e mais completos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.