
O Ministério das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluíram o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta de capacidade em João Pessoa. Na Região Metropolitana da capital paraibana, o projeto prevê a construção de quatro corredores de ônibus, além da implantação de VLT ou BRT, que será definido em etapas seguintes com base nos estudos detalhados para modelagem dos projetos.
Em João Pessoa, os estudos projetam a implantação do VLT ou BRT ligando o Aeroporto até o Bessa, em um percurso de 40km. Já os corredores totalizarão 23km e seriam construídos na Pedro II, Mangabeira, Bessa-Centro e Cruz das Armas.
A estimativa é que sejam investidos R$ 2,4 bilhões. O estudo ainda projeta que a ampliação da rede de transporte público na capital paraibana irá reduzir cerca de 30 mortes em acidentes de trânsito até 2054 e evitar a emissão de 18,1 mil de toneladas de CO2 por ano. Além disso, outro benefício seria uma redução de 9% no custo operacional por viagem.
No Brasil, o ENMU concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do país, com previsão de investimentos de R$ 430 bilhões.