João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.47ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
Plataforma de organização de fluxos otimiza processos na gestão de saúde
07/07/2021 / 15:29
Compartilhe:

O processo de gestão em instituições de saúde ainda é um dos gargalos para que as operações sejam mais ágeis e otimizadas. Nos últimos meses, com o sistema de atendimento aos pacientes cada vez mais sobrecarregado devido ao atual cenário de pandemia, as instituições precisam contar com soluções e serviços que tragam organização e criem rotinas integradas e funcionais entre as equipes.

A MV, empresa de desenvolvimento de softwares para gestão no setor de saúde, trabalha com a oferta da plataforma Flow, uma ferramenta de gestão e organização de fluxos de trabalho capaz de proporcionar automatização e agilidade aos processos táticos, operacionais e estratégicos.

O Flow pode ser incorporado a qualquer outro software de gestão, direcionando os usuários para as atividades por ordem de prioridade definida. Também orquestra etapas a serem realizadas por meio de interações em diferentes telas e funcionalidades. O alto nível de personalização é possível devido à tecnologia low-code, que torna a implementação e usabilidade mais ágeis, intuitivas e acessíveis a todos os usuários.

Trata-se de uma praticidade concedida pela metodologia voltada à criação de softwares e aplicativos utilizando pouco código durante o desenvolvimento do projeto.

“O Flow foi desenvolvido pensando no melhor aproveitamento da ferramenta sem a necessidade de um time profissional especialista em desenvolvimento para fazê-la funcionar. Isso facilita o acesso à autonomia dos gestores de TI e de qualquer outra área. Com ela, os usuários contam com uma interface visual que permite que o time do hospital consiga criar uma personalização do seu código de seus processos e focar no seu negócio,” afirma Sócrates Cordeiro, diretor de Tecnologia e Negócios da MV.

Nesse sentido, a tecnologia busca trazer autonomia e um poder de customização para as instituições de saúde a fim de substituir processos manuais e, até mesmo, softwares adjacentes ao ERP, o que resulta na diminuição de custos mensais.

“É preciso levar em consideração que os sistemas de gestão hospitalar precisam ser de fácil implementação em diferentes instituições e para inúmeras funções. A MV tem mais de 1400 clientes, com isso, são mais de 1400 realidades distintas, que demandam personalização adequada para que a solução seja efetiva. Uma das instituições automatizou o atendimento a chamados internos da TI pelo Flow, em outro caso foi possível ajustar a temperatura das salas cirúrgicas de maneira automática, com o devido monitoramento e com a devida aprovação dos líderes do centro cirúrgico. Os exemplos são muitos”, explica o executivo.

Um dos diferenciais do Flow é a sua integração a qualquer software, como o Soul MV, e ser o grande orquestrador de fluxos que possam passar por vários sistemas. A junção das duas ferramentas permite uma maior integração de serviços aos usuários, além de proporcionar o monitoramento em tempo real dos processos.

“A própria MV utiliza o Flow para acelerar as implantações de clientes nas plataformas da companhia. O sistema garante que etapas de diferentes processos de gestão sejam cumpridas, ajudando a organizar a operação e proporcionando economia de custos e de tempo. Além disso, oferece a possibilidade de customização de um software para cada unidade de saúde. Ou seja, o poder de customização é muito abrangente”, ressalta Cordeiro.

Com a aplicação do Flow nos fluxos de serviços, processos de diferentes setores podem ser medidos e analisados em tempo real, evitando possíveis crises e trazendo rapidez e qualidade para o trabalho.

“Temos o compromisso de agregar inovação e eficiência ao setor de saúde, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais otimizado e o Flow faz parte disso, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso meio e precisamos usá-la a nosso favor,” destaca o executivo.