João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.15ºC
IBOVESPA 119234.4
Euro 6.2267
Dólar 6.067
Peso 0.0058
Yuan 0.8274
PMJP lança ‘Disk Escola’ para garantir cumprimento de medidas sanitárias em colégios privados
07/05/2021 / 15:23
Compartilhe:

A Operação Previna-se, da Prefeitura de João Pessoa, criou o Disk Escola para fortalecer a fiscalização do cumprimento das diretrizes do novo Decreto Municipal de enfrentamento à pandemia da Covid-19, que liberou a opção de aulas presenciais para alunos do Ensino Médio de escolas particulares.

Através do serviço, os pais de alunos poderão fazer denúncias ou obter informações sobre a aplicação das diretrizes do novo Decreto. A Operação estabeleceu, ainda, um cronograma de trabalho para a fiscalização das escolas no período de validade do decreto, que está em vigor e vai até 19 de maio.

Os pais de alunos poderão atuar em parceria com o poder público e acionar o Disk Escola por meio do telefone (83) 98609-2817.

“Ao notar alguma irregularidade, a pessoa pode entrar em contato. Aquele pai que chegar e verificar que esta havendo descumprimento de qualquer um dos itens do decreto nas escolas pode ligar para nossa equipe”, orienta a diretora da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa, Alline Grisi.

Os pais ou estudantes que quiserem usar o “Disk Escola” podem acessar o serviço de segunda à sexta, de 8h às 18h. Aquele que usar o serviço para fazer uma denúncia é dada a opção de não ser identificado.

A diretora da Vigilância em Saúde explica que assim como o “Disk Escola”, haverá uma fiscalização contínua nas escolas. Para isso, o setor elaborou um cronograma que tem a finalidade de garantir o cumprimento das novas normas do Decreto Municipal. “Uma equipe de fiscais estará encarregada de trabalhar somente na área da educação. Essa equipe vai fiscalizar o funcionamento de cada escola pra podermos fazer o acompanhamento e cumprimento dos protocolos com base no decreto”, reforçou.

O que dizem os decretos

De acordo com os decretos do Estado e do Município, a autorização para o retorno das aulas presenciais para o Ensino Médio estabelece a capacidade máxima de 50% dos alunos em cada turma, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos, professores e funcionários, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool a 70% e aferição de temperatura corporal. Os alunos podem optar pela forma presencial, remota ou híbrida.

Os estabelecimentos de ensino que descumprirem qualquer ponto do decreto estão sujeitos à multa de até R$ 50 mil, além da interdição por até sete dias. Em caso de reincidência, o período de interdição salta para 14 dias.

Rede Municipal de Ensino

Não houve alteração. O retorno das aulas presenciais continua suspenso. As escolas e instituições privadas de nível superior continuam funcionando apenas no sistema remoto.

Denúncias

A população dispõe, ainda, de outros canais para denunciar descumprimento do decreto através dos telefones 160 (Disque Aglomeração) ou (83)98600- 4815, das 8h às 00h, de domingo a domingo.