O pneumologista Alexandre Araruna é o convidado do #EntrevistaF5 nesta terça-feira (4). Na pauta da conversa, o médico irá abordar os malefícios do uso de cigarro eletrônico e o novo cenário da covid-19 na Paraíba. O programa F5 vai ao ar na 89 Rádio POP, a partir das 12h.
De acordo com Alexandre, o cigarro eletrônico pode causar queimaduras nos pulmões, sangramentos, pneumonia aguda, infecção por bactérias e câncer. O utensílio tem se tornado cada vez mais comum entre jovens.
“Aí aparece algo novo, bonito, aparentemente pequenininho que cabe no bolso, bem quisto nas festas infelizmente. Mas, os produtos químicos causam lesões no pulmão. Eu já tive pacientes aqui em João pessoa, jovens, que inicialmente negaram o uso e também tiveram dano inicial causado pelo cigarro eletrônico. O cigarro eletrônico em nada faz bem, é tudo de ruim para aqueles que desejam ter saúde”, disse o médico ao F5 Online.
Alexandre Araruna é doutor em pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem título de especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Título de especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia.
Atualmente é médico intensivista no Complexo Hospitalar Frei Damião e preceptor da pneumologia no Hospital Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba. Suas experiências na medicina têm ênfase em pneumologia, medicina do sono e medicina intensiva.