Um homem de 52 anos, acusado de chefiar uma organização criminosa responsável pela exploração ilegal de passeios turísticos no litoral do Rio Grande do Norte, foi preso na manhã desta quarta-feira (12) pela Polícia Civil da Paraíba. A captura aconteceu no bairro da Torre, em João Pessoa, durante a deflagração da Operação Litoral. O acusado teve a prisão temporária cumprida pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, extorsão e associação criminosa.
A operação foi realizada em conjunto com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) do Rio Grande do Norte e visou desarticular o grupo, que agia de forma violenta e ameaçadora para controlar preços e restringir a atuação de outros profissionais do setor turístico no litoral do Rio Grande do Norte. A exploração ilegal se estendia tanto no litoral norte quanto no sul do Rio Grande do Norte.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Além da prisão do acusado, a ação cumpriu dez mandados judiciais, sendo dois de prisão e oito de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e João Pessoa. Durante o cumprimento das ordens judiciais, outro suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A ação resultou em três prisões, segundo a polícia.
Foram apreendidas armas de fogo, munições, documentos e outros materiais que servirão para o andamento das investigações. A operação também identificou as lideranças e integrantes do grupo criminoso, responsáveis por intimidar e coagir profissionais turísticos, impedindo-os de trabalhar livremente na região.