A Polícia Federal e a Polícia Civil da Paraíba cumpriram, nesta quarta-feira (14/5), um mandado de busca e apreensão no estado durante a deflagração da Operação Proteção Integral II, que tem alcance nacional e visa combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
A ação é coordenada entre a Polícia Federal e as Polícias Civis de 15 estados, incluindo Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Bahia, entre outros. Ao todo, estão sendo cumpridos 130 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva em diferentes unidades da federação.
De acordo com a PF, a operação tem como foco a identificação e responsabilização de autores de crimes graves, como abuso sexual, exploração e a disseminação de material ilícito envolvendo vítimas infantojuvenis. Durante o cumprimento dos mandados, já foram registradas 35 prisões em flagrante em todo o país.
A ação desta quarta-feira dá continuidade à Operação Proteção Integral I, deflagrada em março deste ano, e reforça o compromisso das forças de segurança na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes, além de destacar a importância do trabalho integrado entre as instituições.
A PF também alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes, especialmente no ambiente virtual, como forma de prevenção a abusos e crimes cibernéticos.