Um grupo especializado no cancelamento irregular de multas de trânsito foi presa na manhã desta quinta-feira (20), na Região Metropolitana de João Pessoa. O grupo criminoso é alvo de uma operação da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO).
De acordo com as investigações, o grupo era formado por ex-servidores do DETRAN, agentes públicos, hackers e despachantes. Eles utilizavam credenciais de acesso válidas e dados falsos, para acessar o sistema e justificar os cancelamentos irregulares de multas.
A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nos municípios de Santa Rita e João Pessoa. A investigação calcula que milhares de multas foram canceladas apenas no ano de 2024, gerando um prejuízo na casa dos milhões de reais aos cofres do Estado.
F5online com Portal Correio
Ainda segundo as investigações, o grupo atuava em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas. Um grupo era responsável por encontrar pessoas interessadas em ‘limpar’ suas infrações de trânsito. O outro, utilizando credenciais válidas e dados, acessava o sistema do DETRAN para realizar os cancelamentos fraudulentos.
Já o terceiro grupo desenvolvia ferramentas tecnológicas para automatizar o acesso clandestino ao sistema. E o quarto grupo era responsável por recolher o dinheiro dos clientes e distribuir os lucros entre os membros da organização.