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Ponte do futuro: começam primeiros serviços da construção da obra que liga Cabedelo, Santa Rita e Lucena
25/09/2024 / 18:15
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Ponte do Futuro interliga os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Paraíba -Foto: divulgação

Com o início dos estudos da sondagem geotécnica das fundações, às margens do Rio Paraíba, o governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), começou nessa semana, oficialmente, os primeiros movimentos para construção da Ponte do Futuro, entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Também foram iniciadas as sondagens para a construção do viaduto sobre a linha férrea.

O engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A, que lidera o Consórcio Jampa, na Paraíba, explicou que por meio da sondagem serão determinadas as características do subsolo (composição das camadas, resistência, espessura das camadas do solo e da rocha) e a presença de materiais, como argila, areia ou cascalho. “Isso é crucial para o projeto de fundação, pois permite ao projetista compreender a capacidade de suporte do solo e a profundidade necessária dos elementos de fundação da ponte; garantindo a segurança e a estabilidade da estrutura”, complementou.

Nesse primeiro momento, os estudos estão sendo feitos por apenas uma equipe, mas em outubro mais uma equipe chegará ao local para acelerar o processo. Com a utilização de duas equipes, Igor Girardi observou que a fase inicial será concluída em, aproximadamente, cinco meses. Depois da sondagem, o projetista faz o projeto de fundação para iniciar as obras de construção da infraestrutura da ponte.  

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Ao visitar o local da obra, o diretor de Operações do DER, engenheiro Armando Marinho, disse que o governo do estado está começando a obra mais importante de mobilidade urbana para a região metropolitana de João Pessoa. “Com essa obra, o tráfego de caminhões pesados vai deixar de ser feito através da BR-230, sendo transferido para a Ponte do Futuro, retirando, também, o trânsito urbano de mais de 700 veículos por dia da área interna de João Pessoa”, assegurou o dirigente.

O diretor de Planejamento e Transportes, o engenheiro José Arnaldo Souza Lima, disse que “todas as providências para a fase inicial da obra, especialmente das licenças ambientais, estão sendo tomadas. Também estão sendo providenciadas as desapropriações ao longo do trecho, visando facilitar a execução dos trabalhos”. 

‘Ponte do futuro‘ 

As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. O projeto consiste na construção das duas pontes. A primeira com 2 km ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena; terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.

O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.