É comum nós colocarmos muitas expectativas em uma Landing Page nas estratégias de marketing. Isso porque, ela atua de maneira rápida na consciência do Lead, mostrando na página as principais informações do que ele pode estar procurando.
Mas não se trata de colocar todos os esforços em uma, ou até em várias Landing Pages. Como assim?
Ao analisar o efeito da LP você deve ter em mente a jornada do Lead. São as características dessa jornada que definirão suas palavras-chave, sua capacidade de conversão e sua eficiência, em termos de desempenho de página.
Sua Landing Page tem muitos acessos, mas pouca ou nenhuma conversão? Pois é, isso pode estar acontecendo porque a imagem não carrega, o visual da página é de difícil leitura, ou o formulário é muito extenso, por exemplo.
Levando tudo isso em consideração, você deve poupar esforços em uma LP mais breve que ficará menos tempo ativa, e concentrar esforços em Landing Pages que ficarão mais tempo ativas. Ou seja, foque a melhora do SEO em LPs que terão contato prolongado com o Lead.
Falando em análise, quais são seus resultados? Sua mídia paga gera Lead? A busca orgânica tem dado resultados?
As vezes acontece de você querer focar em uma LP que acabou de ser lançada, quando outra que está ativa há dois ou três meses, está gerando Leads e conversões. Procure observar de forma panorâmica cada uma das suas estratégias e compare os resultados, assim você poupa esforços e recursos.
Leia agora algumas dicas básicas e essenciais para uma Landing Page eficiente!
Use imagens que foquem no benefício da sua oferta, desenvolva texto alternativo, use imagens leves, desenvolva formulários sucintos e de fácil resposta, além dos botões de compartilhamento. Antes de continuar, é válido reforçar pontos importantes do texto alternativo e dos botões de compartilhamento.
O texto alternativo é uma estratégia sutil, mas que vale a pena considerar. Esse texto serve para descrever uma imagem, assim, em buscas por palavras-chave, sua imagem aparecerá como resultado. Aqui você já ganha outra dica: defina muito bem suas palavras-chave, porque elas fazem toda a diferença para a visibilidade da sua página.
Os botões de compartilhamento foram desvalorizados algumas vezes, mas pense que se o Lead quer visitar a rede social da sua empresa, com esses botões, ele a terá a um clique de distância. Se ele precisar procurar na internet por suas redes sociais, é provável que ele desista. Pense nisso.
Com esses dois pontos esclarecidos e a partir dessas dicas, observe na sua próxima análise quais poderiam ser os fatores que não convertem seu Lead.
Para finalizar nossa conversa sobre Landing Page eficiente e conversão, vamos falar de pop-up.
Basicamente os pop-ups vão atuar puxando seu Lead para outra página com mais conteúdo relacionado ao que ele está buscando, seguindo as etapas corretas, ele vai querer mais, e é aí que entram os formulários e os PDFs do conteúdo, por exemplo. Aposto que você já tem várias ideias e quer começar logo a planejar sua Landing Page, então, mãos à obra!
Conteúdo exclusivo produzido por Flávia Valentim CEO da Vinculo Consultoria, onde você pode encontrar conteúdos informativos no segmento de marketing.