Alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede pública só devem receber livros novos de português e matemática no início de 2026. O atraso ocorre por falta de verba do Ministério da Educação (MEC) para comprar os materiais.
Os demais alunos da educação básica (ensino fundamental e ensino médio) também devem ser afetados por atrasos na entrega dos materiais. Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental podem receber, com atraso, a reposição dos livros.
Já os livros para alunos e professores do ensino médio, que precisam seguir as novas diretrizes, serão comprados em duas etapas, o que também pode atrasar a entrega.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela compra e distribuição dos materiais via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), declarou que o cenário orçamentário é desafiador e que a prioridade será português e matemática. A compra dos livros das demais áreas deve ser feita posteriormente.
De acordo com o FNDE, o material da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está garantido, e as decisões sobre os livros do ensino médio serão definidas depois.
Com informações do G1