João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.51ºC
IBOVESPA 127351.79
Euro 5.4794
Dólar 5.1175
Peso 0.0058
Yuan 0.7076
Por que está cada vez mais quente? Especialista explica razões por trás das altas temperaturas
10/01/2024 / 09:00
Compartilhe:

O calor intenso vem marcando presença em João Pessoa neste verão. A onda de calor ja deve levar a recordes históricos de temperatura em boa parte do estado. Buscando esclarecimentos sobre esse fenômeno climático, o Portal F5 Online conversou com o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Enio Pereira.

Temperaturas elevadas e recorde de calor

Na madrugada e ao longo dos dias, os pessoenses têm enfrentado temperaturas fora do comum, despertando a curiosidade sobre as razões por trás dessa onda de calor que assola a região.

Segundo o Professor Enio Pereira, especialista em climatologia, a região intertropical, onde o Nordeste se encontra, experimenta temperaturas mais elevadas devido a situações de bloqueio atmosférico. Esse fenômeno dificulta a troca de energia entre as regiões tropical e polar.

Influência do El Niño

Questionado sobre a frequência desses eventos, o professor destaca a intensidade do atual El Niño, afirmando que a influência desse fenômeno é um dos motivos para o calor intenso deste verão. Ele ressalta que décadas passadas também testemunharam verões semelhantes.

Embora seja comum observarmos um aumento de temperatura durante o verão, Enio destaca que a atual intensidade se deve ao El Niño extraordinariamente forte que estamos vivenciando.

“A sensação de calor exacerbada é corroborada pelo céu menos nublado nas últimas semanas, permitindo uma maior incidência de energia solar”, completou.

Relação com a estação e a chuva

Altas temperaturas e temporada sem chuva. O professor explica que, de certa forma, as duas coisas estão relacionadas.

“Períodos mais chuvosos estão associados a dias mais nublados. Em dias nublados, é como se fosse aberto um grande guarda-sol sobre a cidade. Qualquer pessoa que está com o sol batendo na cabeça sente uma sensação de alívio quando uma nuvem surge e bloqueia o sol”, disse.

Perspectivas para o futuro

Sobre a frequência desses eventos no futuro, Enio confirma que, sim, estamos experimentando anos mais quentes, e essa tendência não se limita ao verão. Ele destaca a importância do conforto térmico, que é uma combinação de temperaturas altas com muita umidade, gerando a sensação de calor mais acentuada em cidades litorâneas.

Foto: reprodução

Sensação térmica e crise climática

Ainda segundo o especialista, é comum que as temperaturas aumentem durante o verão, mas ele aponta para o El Niño como o principal responsável pela condição atual.

“Esse fenômeno altera a circulação atmosférica, promovendo um movimento vertical subsidente que favorece a seca sobre o Nordeste. Há muitos anos não tínhamos um El Niño tão forte, e isso tem contribuído para dias mais quentes. Se for comparado com os anos anteriores, a sensação de que está mais quente é correta. Quem tem olhado para o céu nas últimas semanas tem visto um céu menos nublado. Isso significa que tem mais energia solar chegando. Isso somado à energia que tem sido acumulada produz esses dias mais quentes”, completou.

Desafios e conscientização

Professor Enio destaca ainda que existe uma série de dados globais confirmando a tendência de aumento de temperaturas. Ele enfatiza a necessidade de compreender esses fenômenos climáticos para adotar medidas que promovam a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.