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Por que estratégias de marketing são importantes para dirigentes de instituições?
29/05/2023 / 12:13
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Conhecimento e relevância são atributos que favorecem o alcance de resultados por quaisquer tipos de instituições: empresas, institutos, fundações, associações, partidos e mesmo órgãos governamentais. Por esta simples razão, todas as organizações e seus dirigentes deveriam utilizar estratégias de marketing em favor de seus propósitos.

Nilson Hashizumi*

Marketing existe, porque a competição existe.

E a melhor estratégia de Marketing é aquela que possibilita alcançar objetivos com o menor esforço possível.

Imagine as eleições no Brasil em 2022: foram 29.262 pedidos de registro de candidatura, dos quais 26.405 foram considerados aptos pelo TSE na disputa por seis diferentes cargos eletivos (presidente, governador, senador, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais (DF).

Ao final da apuração, foram eleitos:

  • 1 presidente
  • 27 governadores
  • 27 senadores
  • 513 deputados federais
  • 1.067 deputados estaduais e distritais (DF)

Foram 1.635 mandatos disputados por 26.405 candidaturas, cada qual com a sua particularidade, “abraçando diferentes causas” e todas lutando para se destacar em meio à concorrência para finalmente alcançar o mandato.

Fator essencial é a busca de proximidade

E para alcançar o voto, todos disputaram a preferência de eleitores e eleitoras, num esforço de proximidade, para que candidatas e candidatos pudessem cumprir os 4 estágios de conexão, definidos pela propaganda:

  1. Conhecimento sobre a candidatura e propostas (adquirir conhecimento);
  2. Simpatia em relação às causas defendidas pela candidatura (simpatia pela candidatura);
  3. Consideração para voto na candidatura (consideração para a “compra”);
  4. E, finalmente, o voto na candidatura (efetivação da “compra”).

Entre eleitores há quem prefira conectar-se a entes políticos, independente do partido, que hoje somam 31 agremiações, incluindo 3 federações partidárias. E muito provavelmente o fazem porque poucos são os partidos que têm se utilizado de boas práticas de Marketing e seu uso estratégico.

Os partidos precisam beneficiar-se do Marketing

Os partidos – a exemplo de empresas – também podem beneficiar-se de estratégia de Marketing para consolidar imagem, marca e propostas de valor, que trazem como resultado ao menos 3 importantes benefícios:

  • Fortalecer a relação com filiados e simpatizantes (base de relacionamentos);
  • Consolidar posições favoráveis e em sintonia com a base de relacionamentos;
  • Atrair novos filiados, de maneira a ampliar a base, inclusive entes políticos;
  • Incrementar as receitas da instituição, seja pelo aumento da base de contribuintes filiados, seja pelo aumento da relevância de seus entes, especialmente no caso dos deputados federais eleitos.

E por fim, dentro da mesma lógica, dirigentes de instituições, como os partidos políticos, precisam apropriar-se de estratégias de Marketing na condução dos seus respectivos cargos.

Que benefícios um dirigente pode captar com o uso apropriado de estratégias de Marketing?

Ao utilizar estratégias de Marketing, o dirigente pode impactar positivamente públicos diversos, como formadores de opinião, veículos de comunicação, lideranças, membros de todas as esferas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que tenderão a tornar-se simpáticos às suas iniciativas no exercício executivo de suas funções à frente das instituições.

Mais. Estratégias de Marketing também têm o poder de facilitar acessos, criar sinergias e até mesmo “abrir portas”, modificando tendências e cenários, como resultado de mudança na percepção dos atores que interagem com o dirigente, suas instituições, partidários e apoiadores.

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Somos um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.

Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.

Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.

*Nilson Hashizumi é profissional de marketing, jornalista, fotógrafo e gestor de cultura, com MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Coordenou e orientou campanhas de prefeitos em São Paulo e no Pará. Tem ainda experiência destacada em campanhas para deputado estadual em São Paulo. Com foco em resultados, trabalha com abordagem de processos na gestão da comunicação on-line e off-line, para construção de imagem, formação de opinião e reputação. Atuou por 28 anos no segmento de marketing, comunicação e sistemas de gestão para a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e entidades de classe.