João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.49ºC
IBOVESPA 127686.57
Euro 5.5457
Dólar 5.114
Peso 0.0057
Yuan 0.7066
Porque roupa de criança é tão cara?
30/08/2022 / 11:04
Compartilhe:

Afinal, porque roupa de criança é tão cara? Primeiramente, se você está fazendo o enxoval do bebê ou tem crianças em casa já sabe o impacto desses pequenos no orçamento doméstico. 

Em suma, a comparação entre preços caros e quantidades reduzidas de matéria-prima usada na produção dos itens assusta. Isso porque, tradicionalmente, roupas infantis custam mais que roupas de adultos. Além disso, essas diferenças se tornam ainda mais aparentes quando comparados os preços de produtos vendidos no Brasil a similares no exterior. 

Por exemplo, um carrinho de bebê sai por menos da metade do preço no exterior e brinquedos da moda podem ser encontrados por um terço do valor. O mesmo acontece em site de roupa infantil, por isso é tão importante pesquisar antes de comprar.

Então, continue a leitura para entender porque roupa de criança é tão cara,

Porque roupa de criança é tão cara: principais razões

Antes de tudo, quando o assunto é roupa e sapatos infantis a diferença de preços costuma ser muito maior. Sendo assim, para reduzir a despesa, muitos brasileiros fazem suas compras no exterior ou online. 

Isso porque eles procuram aproveitar o câmbio favorável e descontos oferecidos em sites como uma oportunidade de economia.

Afinal, as associações brasileiras das indústrias têxteis (Abit) e de brinquedos (Abrinq) apontam que, em média, roupas e brinquedos comprados no exterior custam 40% a menos do que similares nacionais. 

De acordo com os fabricantes, o custo indireto de mão de obra, a incidência de impostos e o custo do dinheiro, como a elevada taxa de juros, são os principais responsáveis pelo valor mais caro das roupas infantis.

Além disso, em produtos relacionados a crianças pesa também o fator emocional, que influencia a decisão de compra e também atrai a atenção de empresários:

Ou seja, embora o custo seja menor que as roupas de adultos em termos de matéria-prima e de mão de obra, existe a percepção do apelo lúdico por parte dos empresários. Dessa maneira, a roupa pode ser mais cara e ainda assim o consumidor paga por ela. 

Isso porque pais podem deixar de comprar roupa para eles mesmos porque acham caro. Porém, eles sempre estão em busca do melhor produto para os filhos.

Por fim, a margem de lucro de uma loja de roupa infantil, é de, aproximadamente, 30%. Isso porque, no preço de venda da peça, estão inclusos os altos custos fixos e variáveis. Enquanto isso, no caso da revenda de roupas, a margem de lucro pode chegar a até 100%.

Mercado de roupa infantil continua crescendo!

Ainda que os preços sejam caros, o setor de roupas infantis é um dos que mais cresce no país, em média 6% ao ano. Sendo assim, as empresas desse mercado que já nasceram com a vocação para o e-commerce e investiram em plataformas digitais de vendas decolam nas vendas dos produtos.

Porque roupa de criança é tão cara: Características da moda infantil

Em suma, definir um nicho para quem quer entrar na moda infantil é fundamental. Afinal, assim como na moda adulto, estabelecer se você trabalha com roupa infantil de menina, menino ou com ambos é o primeiro passo para planejar o seu negócio na moda infantil.

Após fazer essa definição, também é essencial pensar qual é o estilo de vida das crianças que vão ser o seu público-alvo. Isso porque há vários estilos de crianças e você precisa saber quais delas irá atender. 

Sendo assim, pode ser um estilo de vida pé no chão, mais natural, ou mesmo mais divertido. Ou então, a criança pode ter um estilo mais arrumadinho, pois vemos que algumas crianças se vestem de maneira parecida com adultos.

Além disso, outro ponto fundamental na moda infantil é conseguir agradar os pais. Isso porque quem compra realmente o seu produto são os pais. Portanto, o consumidor final principal, que você deseja cativar, são as crianças, os pais, ou os dois? Em suma, essa é uma pergunta muito complexa que precisa ser respondida na moda para crianças.

Procure por cupons ou descontos na internet!

Já que as peças infantis costumam ser mais caras, um ponto importante é buscar descontos e cupons que te fazem economizar na hora da compra. Assim, descontos podem ser aplicados nos sites usando cupons encontrados nas redes sociais das lojas em datas comemorativas ou para serem usados na primeira compra. 

Mais um ponto fundamental é que algumas lojas também oferecem descontos progressivos a partir de determinados números de peças compradas. Portanto, fique bastante atento para poder economizar mais ao comprar as roupas infantis.

Por fim, antes de escolher a roupa infantil ideal, considere o estilo da criança e também o custo-benefício das peças. Dessa maneira você garante que a criança ficará bem-vestida e pronta para realizar suas atividades do dia a dia.

Então, o que achou do porquê roupa de criança é tão cara? Quanto você costuma gastar nas peças para seus filhos? Deixe nos comentários.