Criminosos clonaram o número do portal F5 Online em uma tentativa de aplicar golpes através da rede social WhatsApp.
Em mensagens mentirosas enviadas a terceiros pelo aplicativo, o malfeitor diz que “sua compra na Shopee está a caminho pela transportadora Express” e que devido a um “erro no cálculo de dimensões e peso”, a pessoa terá de pagar uma taxa de frete no valor de R$16,99.
A promessa da falsa transportadora é de que o valor do frete pago na hora da compra será reembolsado em até 24 horas após a nova taxa informada ser paga. Afirma ainda que, após o pagamento, o pedido chegará em dois dias. Finaliza deixando uma chave pix para o pagamento.
Por ser o aplicativo de troca de mensagens mais usado no país, criminosos acabam se aproveitando do WhatsApp para obter vantagens ilícitas através da tecnologia. Segundo a Lei 14.155/21, a prática de fraudes, estelionatos, invasão de dispositivos com o intuito de furtar, apagar ou alterar dados nos meios digitais, incluindo os golpes via WhatsApp, pode resultar em uma condenação de 4 a 8 anos de prisão.
Especialistas em segurança digital advertem que, caso alguém tenha caído no golpe, tido seu número clonado ou transferido algum valor, é importante tomar algumas medidas, como por exemplo: