João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Posse de Gustavo Feliciano reúne Lula, Hugo Motta e lideranças da Paraíba
23/12/2025 / 14:36
Compartilhe:
Gustavo Feliciano toma posse e promete ampliar acesso da população ao turismo – Foto: Reprodução

O paraibano Gustavo Feliciano tomou posse, nesta terça-feira (23/12), como novo ministro do Turismo do governo Lula III. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e reuniu autoridades nacionais, incluindo lideranças políticas da Paraíba. Em seu primeiro discurso no cargo, Feliciano afirmou que o turismo brasileiro precisa ser mais inclusivo e acessível, especialmente para a população de menor renda.

“Turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que geram alegria e a geração de emprego e renda, promovendo acesso de nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Isso se faz tornando o turismo mais inclusivo, mais acessível”, declarou o novo ministro.

Indicado pelo União Brasil, Gustavo Feliciano assume a pasta após a saída de Celso Sabino, que deixou o cargo na semana passada depois de ser expulso do partido. Feliciano é aliado político do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem fez elogios durante a posse.

“Um destaque especial que eu gostaria de fazer para o maior líder do meu estado, que neste momento não é só da Paraíba, mas do Brasil: o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Presidente Hugo, um paraibano assumir um ministério da República é um reflexo incontestável da sua discreta, mas inegável, forte liderança”, afirmou.

Presença paraibana e discurso político

A posse contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), além de ministros, parlamentares e do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB). Também estiveram presentes o deputado federal Damião Feliciano (União), pai do ministro, e a ex-vice governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.

Antes da assinatura do termo de posse, Hugo Motta discursou e adotou um tom de aproximação com o presidente Lula, destacando a atuação do Congresso Nacional ao longo do ano e elogiando a escolha de Gustavo Feliciano para o ministério.

“Presidente Lula, a decisão do senhor de atender a indicação do nome de Gustavo Feliciano, antes de tudo, demonstra a sua sensibilidade política e a sua capacidade de agregar”, afirmou Motta.

Perfil do novo ministro

Natural de Campina Grande, Gustavo Feliciano é formado em Direito e foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021, durante o governo João Azevêdo. Em seu discurso, destacou as potencialidades turísticas do estado, citando destinos como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cabaceiras.

“Sou da Paraíba de João Pessoa, uma das capitais mais bonitas do Brasil, com águas quentes e belezas maravilhosas. A Paraíba de Campina Grande, terra do maior e melhor São João do Mundo. A Paraíba de Patos, do turismo religioso da Cruz da Menina e, agora, também do São João. A Paraíba de Sousa, das pegadas dos dinossauros. A Paraíba de Cabaceiras, a nossa “Roliúde” Nordestina”, afirmou.

Encontro político antes da posse

Antes da cerimônia, o presidente Lula recebeu, em Brasília, o governador João Azevêdo, o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos). O encontro reuniu ainda Hugo Motta, Geraldo Alckmin, a senadora Daniella Ribeiro e os deputados Damião Feliciano e Aguinaldo Ribeiro.

O trio paraibano, João, Lucas e Nabor, é a chapa governista para as eleições de 2026 e busca consolidar o apoio do PT.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp