João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.29ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)
18/08/2022 / 09:43
Compartilhe:

Cidadãos que estarão fora de seu domicílio eleitoral nas eleições de outubro têm até esta quinta-feira (18) para solicitar o voto em trânsito e poder exercer seu direito no dia 2 de outubro.

Com o recurso, o eleitor pode escolher votar em qualquer município que tenha mais de 100 mil eleitores. Na Paraíba, apenas João Pessoa e Campina Grande cumprem o requisito.

Para fazer a solicitação, é necessário comparecer presencialmente a um cartório eleitoral portando um documento de identificação com foto. Na Paraíba, os cartórios estarão funcionando até às 19h desta quinta-feira – Confira a lista de endereços.

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

Não há voto em trânsito no exterior, somente no território nacional. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil poderá, sim, votar na eleição, também apenas para presidente da República.

Vale lembrar que é preciso estar com a situação regular no cadastro eleitoral. Quem estiver com o título cancelado ou suspenso não pode votar.

Acessibilidade

Esta quinta-feira (18) também é o prazo para que eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida solicitem transferência para votar em uma seção especial com acessibilidade, espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto.

O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.