João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.07ºC
IBOVESPA 121407.33
Euro 5.7563
Dólar 5.3016
Peso 0.0059
Yuan 0.7315
Pré-campanha pra quê?
05/10/2023 / 14:30
Compartilhe:

Tem uma palestra que faço para aquelas(es) que pretendem disputar as eleições 2024, intitulada “Querer é poder?”. Em princípio pode parecer uma questão de fácil solução. Mas a realidade nos mostra que não é bem assim.

Tem muita gente vendendo solução fácil para embolsar uns trocados com cursos e mentorias vazias, que prometem “eleição certa”. De cara, vale dizer que não há “eleição certa”. Há muita luta, muita estratégia, muitos profissionais envolvidos, recursos financeiros e humanos contratados no tempo certo, enfim…

 Tudo começa com uma avaliação pessoal

Mais que soluções mágicas é preciso entender quais são os pré-requisitos para que eu tenha “mais chance de vencer”, aí está correto. É então que a gente dá de cara com as primeiras perguntas, simples, mas essenciais, que qualquer pessoa que tenha o desejo de se candidatar nas eleições 2024 deve fazer: “Eu tenho as condições mínimas para pleitear uma vaga, seja para o Legislativo, seja para o Executivo de minha cidade?”.

Para esta pergunta, é preciso dar algumas respostas, respondendo a outras perguntas. Você diria: “Não complica Faria!”. Mas não tem jeito. A tal da análise pessoal, que em última instância significa ter consciência da minha atuação como cidadão, é fundamental.

Então, vamos lançar algumas perguntas iniciais aqui. Você:

  • Tem serviços prestados à sua comunidade?
  • É uma pessoa conhecida?
  • Sua imagem é positiva, por parte daqueles que te conhecem?
  • Tem base eleitoral, seja ela geográfica ou de uma categoria profissional?
  • Tem grupo político para transformar em equipe (recursos humanos)?
  • Fez o dever de casa e tem um pé de meia para dar o pontapé inicial?

 Passou no teste acima? então, vamos prosseguir

Então, vamos lá! Sua comunidade te conhece pelos serviços a ela prestados, você é conhecido pelos públicos com os quais pretende conseguir seus votos, tem imagem positiva, tem base eleitoral, tem grupo pra transformar em equipe e juntou uma grana pra dar o pontapé inicial. Opa! Tá tudo ótimo! Nada disso. Permanece a pergunta: “Querer é poder?”. E aí a gente parte para mais algumas indagações:

  • Quem são meus concorrentes?
  • Qual é a situação deles em relação ao eleitorado?
  • Qual a perspectiva do meu partido, federação ou coligação e de outros partidos, federações e coligações?

Essencial que eu faça uma análise dos meus concorrentes. Mas isso passa por que tipo de ação? Primeiro, por um Diagnóstico de Presença Virtual. Este diagnóstico implica em saber como eu estou nas redes sociais e demais plataformas e, da mesma forma, saber como meus possíveis adversários estão.

E isso eu faço já e sigo fazendo até o dia da véspera da eleição. Tudo porque já no início do caminho aparece a necessidade de Planejar. E poderia vir mais uma pergunta, na linha do título deste artigo: “Planejar pra quê?”.

Diante disso, vem uma nova e essencial pergunta: Que serviços profissionais devo contratar para fazer este Diagnóstico e este Planejamento?

 Parou aí? Claro que não!

É preciso fazer uma análise de conjuntura política, que passa por aspectos locais, estaduais e nacionais. Ou seja, por uma rede de apoio, que eu devo negociar desde já. Com isso, eu consigo responder a mais três perguntas:

  • Quais poderiam ser meus aliados?
  • Onde eles atuam?
  • Quantos votos uma aliança poderia transferir para mim?

Novamente, uma consultoria política é essencial para facilitar os caminhos, auxiliar nas negociações e contribuir para fechar bons acordos. Estamos, por certo, novamente falando de profissionais do Marketing Político, que conseguem fazer esta leitura, em especial com o apoio de pesquisas, a começar por uma Pesquisa Quali. Depois as Pesquisas Quanti, muitas vezes chamadas de “corridas de cavalo”, podem ajudar. Sendo bem trabalhadas, com perguntas que também têm seu grau de qualidade de informação, podem ser muito úteis para algumas definições estratégicas.

 Cuidar das redes para formar reputação

Lembra da perguntinha feita logo acima: Que profissionais contratar? Pois bem. É preciso saber quais são a expertises de que necessito para o bom desenvolvimento de minha pré-campanha. Isso vai ajudar, e muito, em duas vertentes:

  1. Se eu já tenho as respostas positivas para aquelas seis primeiras perguntas feitas neste texto;
  2. Se eu não tenho todas, nem mesmo a maioria, das respostas positivas para aquelas mesmas seis perguntas.

Ora! Mas é possível entrar em uma disputa, mesmo não conseguindo responder àquelas perguntas básicas? A resposta é simples: se for agora, quando estamos a um ano das eleições, fazendo uma excelente pré-campanha, contratando os profissionais certos, sim, é possível. Mas se for confiar nos seus “instintos vencedores”, do tipo “eu sou um Rei Midas”, pode ter certeza que vai dar m… e não ouro.

E é para isso que serve uma pré-campanha. Para consolidar aqueles que já têm uma base sólida na sociedade, que já os deixa capacitados para uma disputa eleitoral, ou, e principalmente, para formar esta persona, dar a ela os requisitos para conseguir construir uma boa imagem, transformada no tempo em boa reputação, e disputar em igualdade de condições.

 Construa seu caminho com a Alcateia Política

Justamente para dar esta possibilidade aos mais diferentes tipos de candidatas(os) é que foi criada a Alcateia Política, um coletivo de Consultores e Estrategistas Políticos, com grande experiência em campanhas eleitorais, em municípios dos mais variados portes, de uma pequena cidade do interior a uma capital.

E a Alcateia Política está pronta para te auxiliar na construção de um caminho que aponte para a vitória. Sempre sem prometê-la, mas colocando todas as expertises de nossos associados à disposição da sua pré-campanha e campanha.

Isso mesmo. Você não terá um estrategista, mas oito. Cada um com suas experiências e com pontos fortes diferentes, que contemplam todas as necessidades de uma campanha.

Venha com a Alcateia Política. Vamos construir juntos o seu projeto político para 2024. Consulte o nosso site, www.alcateiapolitica.com.br, entre em contato conosco e vamos ter uma conversa inicial. Independente do tamanho de sua cidade, nós consideramos o seu projeto único, singular. E assim será tratado pelo Consultores e Estrategistas da Alcateia Política.