Em visita ao Sertão da Paraíba na tarde desta quinta-feira (24), o pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, visitou, no município de Sousa, a comunidade cigana e também a experiência terapêutica da Aradeq (Associação de Resgate e Assistência a Dependentes Químicos).
Durante a visita aos ciganos, que também foi acompanhada pelos pré-candidatos a deputado federal pelo PRTB, Major Fábio, e a estadual, professor Eliabe Afonso, além do vereador Coronel Sobreira, Sérgio Queiroz ouviu as dificuldades vivenciadas pela comunidade por meio das lideranças ciganas de Sousa, considerada, geograficamente, a maior da América Latina.
“Conhecia por relatos as dificuldades da comunidade cigana de Sousa, que alguns consideram como a maior comunidade da América Latina, mas não imaginava que muitas famílias viviam em condições subumanas. As condições que vivem fazem a gente refletir sobre a falência do poder público em não resolver esses problemas sociais que vimos com os nossos olhos. Contudo, acreditamos, especialmente, na força da sociedade civil organizada para tentar reduzir a situação de completa penúria em que muitas pessoas vivem. Tenho esperança de que o futuro da comunidade cigana de Sousa seja mudado por homens e mulheres bem intencionados”, declarou o pré-candidato.
Na pandemia, a Fundação Cidade Viva, então presidida por Sérgio Queiroz, assistiu a comunidade de ciganos. A Paraíba é um dos estados que mais acolhe povos ciganos no Brasil. Além dos ciganos localizados em Sousa, na região do Alto Sertão do estado, há também comunidades fixadas nos municípios de Condado e Patos.
Durante a visita, lideranças ciganas apresentaram as condições precárias em que vive a comunidade ao pré-candidato e a sua comitiva. Muitas famílias moram ainda em casas de taipa, coabitadas por duas ou três famílias nessas unidades, uma rede de esgoto precário e com mato invadindo ruas e casas.
Sérgio Queiroz visitou também a Associação de Resgate e Assistência a Dependentes Químicos (Aradeq), em Sousa. “Essa associação tem feito um trabalho muito relevante na recuperação de dependentes. Ficamos extremamente felizes em saber que há na sociedade de Sousa pessoas que se preocupam com o próximo e que estão fazendo a sua parte para reduzir o sofrimento dos outros”, elogiou.
O pré-candidato ao Senado, que em sua formação tem pós-doutorado em Direito e mestrado em Filosofia Política, vai proferir duas palestras nas cidades de Cajazeiras e de Sousa. Intitulada “Formação Política e Desenvolvimento”, o pré-candidato vai expor suas ideias e visão sobre política e desenvolvimento para o Sertão paraibano, que fica no semi-árido nordestino. Em Cajazeiras, “a cidade que ensinou a ler”, a palestra acontece nesta sexta-feira (25), às 19h30, na Barão Evento e Recepção, no Centro da cidade. No sábado, dia 26 de março, será a vez da cidade de Sousa receber a mesma palestra “Formação Política e Desenvolvimento”, no auditório da CDL, às 10 da manhã.
Durante a viagem às cidades de Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal, no Sertão e Alto Sertão da Paraíba, o pré-candidato tem priorizado contatos com apoiadores, visitas de comunidades como a de ciganos e de dependentes, lideranças empresariais e religiosas, além das associações de jovens conservadores no Sertão, policiais e bombeiros.
A agenda será encerrada na tarde deste sábado (26), com a ida ao distrito de São Gonçalo para uma visita à Transposição do Rio São Francisco no eixo que inclui a Paraíba, além de uma reunião com líderes da Comunidade Sítio Mufumbo, no distrito de Pombal.