Um prédio localizado na esquina das ruas Desembargador José Peregrino e Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, foi interditado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (28) após o desabamento de uma marquise.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, toda a estrutura foi interditada por oferecer risco à população. A demolição da parte restante da marquise será de responsabilidade do proprietário do imóvel, que é tombado pelo patrimônio histórico. Por isso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) foi comunicado e irá acompanhar o caso.
A interdição ocorreu no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial para acumulado de chuvas em João Pessoa. A previsão indica precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e deslizamentos. O aviso segue válido até as 10h desta terça-feira (29).
Diante do cenário, a Defesa Civil intensificou o monitoramento de áreas de risco, como barreiras e comunidades ribeirinhas. Nas últimas 24 horas, João Pessoa registrou uma média de 68,7 mm de chuva, com destaque para os bairros do Cuiá (79,4 mm) e Grotão (75,4 mm), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A população pode acionar a Defesa Civil 24 horas por meio do número 199, pelo WhatsApp (83) 98831-6885 ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, disponível gratuitamente para Android e iOS.