A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Carrapateira, Marineidia da Silva Pereira, e do vice-prefeito João de Ceará. A determinação é do juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da Zona Eleitoral de São José de Piranhas, por práticas ilícitas de sufrágio e abusos de poderes político e econômico nas Eleições 2020.
A ação foi proposta pelo Partido Verde (PV), sob o argumento de que Marineidia teria dado indiscriminadamente gratificações por jornadas extras de trabalho e incentivos funcionais, além de forçar a adesão de servidores no grupo de WhatsApp “Avante 22”.
O juiz considerou o testemunho de um funcionário. “No referido áudio não há a menor dúvida de que a Excelentíssima Prefeita entende, e assim expressa claramente, que a concessão das gratificações estão vinculadas à campanha política, tanto que protesta pela adesão de todos os servidores beneficiários a um grupo de WhatsApp denominado “Avante 22”, relata o juiz.
Além da cassação, o magistrado tornou a prefeita e o vice inelegíveis por oito ano e determinou, após transitado em julgado, a realização de novas eleições no município. Cabe recurso da decisão.