João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 31.38ºC
IBOVESPA 127256
Euro 6.40205
Dólar 5.8396
Peso 0.00540873
Yuan 0.77346078
Prefeito aciona STF para que Corte rejeite recurso do Estado sobre concessão dos serviços de água em Santa Rita
16/05/2022 / 12:20
Compartilhe:

A prefeitura do município de Santa Rita ingressou, nesta segunda-feira (16), com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte rejeite recurso impetrado pelo governo do estado da Paraíba contra a decisão que permitiu a privatização dos serviços de água e saneamento na cidade.

Na última semana, uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu vitória ao município e permitiu que a gestão do prefeito Emerson Panta (PP) concedesse a responsabilidade dos serviços ao consórcio Águas do Nordeste, no lugar da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Após a decisão liminar, o Estado acionou o Supremo para seguir com a concessão na cidade da região metropolitana.

No pedido de liminar, a Cagepa e a Procuradoria-Geral do Estado argumentam que a mudança acarreta em “graves danos à economia pública e à saúde”. Questionam, ainda, a eficácia futura do fornecimento.

De acordo com a Procuradoria Municipal de Santa Rita, no entanto, não há “grave lesão à ordem, à saúde à segurança é à economia pública para que seja deferida a suspensão de liminar e/ou de tutela provisória. Na verdade, não existe fato impeditivo para que não sejam retomados os bens públicos inerentes à prestação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelo Município de Santa Rita/PB”, destaca.

Ainda segundo a gestão Panta, a Cagepa teve “oportunidade de participar da concorrência n. 001/2019 para continuar prestando o serviço de concessão de água e esgoto, mas resolveu não participar e encontra-se desde 2019 contestando o procedimento como forma de perdurar no serviço de maneira ilegal, preterindo o direito do Município de Santa Rita de explorar a concessão de água e esgoto”.