A entrega de chromebooks para profissionais da educação da rede municipal de ensino em João Pessoa entrou na terceira etapa. Na manhã desta sexta-feira (6), puderam retirar os equipamentos professores efetivos, prestadores de serviço e profissionais readaptados que não compareceram nas primeiras duas etapas. A entrega aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e foi acompanhada pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra.
“Isso me deixa feliz pois vai ser com essa ferramenta, com os equipamentos e programas, que vamos ter a possibilidade de prestar um melhor serviço à população. A Educação é o caminho para melhorar a qualidade de vida, gerando oportunidade e redistribuindo renda”, afirmou Cícero Lucena.
A entrega acontece em dois turnos, com o primeiro sendo iniciado às 8h e finalizado às 12h. Já no período da tarde, os profissionais poderão receber seus chromebooks das 13h às 16h30.
A secretária municipal da Educação, América Castro, afirmou que o readaptado é uma categoria que estava afastada por motivo de doença, mas que contribui muito com o ensino. “Estamos argumentando junto aos órgãos de fiscalização uma entrega também para os especialistas temporários. O processo está indefinido, mas estamos buscando para que toda a Rede possa ser beneficiada”, explicou.
Uma das professoras que recebeu o equipamento foi Luiza Patrícia, que leciona no Crei Stelina Nunes, no Ernani Sátiro. “Acho que vai ajudar muito, pois as mídias estão inseridas nas rotinas de todos e com certeza traz um benefício ao ensino”.
https://youtu.be/2T781XSu6Rc
Para receber o equipamento, o educador terá que levar um documento oficial com foto, cópia do contracheque de março de 2022, portaria de readaptação ou número do processo em andamento, além de caneta para assinar o termo de cessão pela guarda e pelo uso do material e do SIM-Card.
Foram entregues 3.577 chromebooks nas primeiras duas etapas. Além disso, 2.500 alunos da rede municipal também já receberam tablets, que continuam sendo distribuídos nas escolas.
Chromebooks são laptops apropriados para a educação, pois possuem bateria com maior autonomia, resistência a impactos e atendem aos comandos de forma mais rápida. Além disso, os equipamentos contam com total resistência aos vírus e também se transformam em tablets. O pacote ainda inclui fones de ouvido externos e chips de internet.
A Prefeitura de João Pessoa adquiriu 13 mil chromebooks, 41 mil tablets e 70 mil chips de internet. Além disso, a gestão já está realizando a entrega de 3.500 leitores digitais, do tipo Kindle, para toda a equipe pedagógica efetiva da Rede.