João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.63ºC
IBOVESPA 127108.22
Euro 5.8968
Dólar 5.4177
Peso 0.006
Yuan 0.7446
Prefeito participa de aula do ‘Procon Vai às Aulas’ e anuncia que programa vai atender 5 mil crianças em 2022
13/01/2022 / 14:38
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena participou, na tarde desta quinta-feira (13), de uma das aulas do ‘Procon Vai às Aulas’, projeto do Procon-JP que leva conhecimento sobre o Direito do Consumidor e outras áreas de interesse aos estudantes da Rede Municipal. Na ocasião, o gestor anunciou a ampliação do projeto para a edição 2022/2023, passando de 700 para quase cinco mil estudantes beneficiados.

“Compreendo que vivemos um momento que envolve o papel da Educação na vida das crianças e jovens. Queremos compartilhar com as crianças a ideia de que a escola, além da grade curricular, também tem o papel de fornecer conhecimento e atividades complementares, como estas que vemos aqui hoje. Essa unidade entre diferentes áreas da gestão é essencial e possibilita programas fundamentais como este, que traz conhecimento prático para a vida”, afirmou o prefeito, que também ressaltou o fato do programa estar sendo usado como modelo pelo FNDE para ser replicado em todo o Brasil.

O secretário Rougger Guerra afirmou ser um prazer proporcionar esse acréscimo de aprendizado na vida das crianças e possibilitar que eles possam se tornar cidadãos mais conscientes dos seus direitos. “O olhar do prefeito sobre as atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais que, de alguma forma, trazem benefício para os cidadãos e este programa, em especial, contempla alunos não apenas com o conhecimento sobre um tema tão presente na vida de todos, mas, também, ajuda aqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica através de bolsa monetária”, afirmou.

Na edição atual, o programa se destina a alunos do 9º ano do ensino fundamental II da Rede Municipal escolhidos em meio a um processo de seleção. Os estudantes contemplados recebem uma bolsa para ajuda de custo no valor total de R$ 700, dividido em duas parcelas de R$ 350, tempo de duração do curso.

As aulas estão sendo realizadas das 13h às 17h, obedecendo ao plano pedagógico elaborado pelo programa, com disciplinas organizadas em três módulos, com 10 horas/aula cada. “O Procon-JP divulga, semanalmente, o calendário com dia e local das aulas nos sites joaopessoa.pb.gov.br e proconjp.pb.gov.br.

Transporte – As turmas de alunos foram formadas e distribuídas em nove polos que congregam 14 escolas-sede escolhidas pela localidade considerando a logística necessária e adequada para a realização do curso. A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando transporte para levar e deixar os alunos que precisam se deslocar de sua unidade de ensino de origem para a escola-sede onde estão sendo ministradas as aulas do programa ‘Procon Vai às Aulas’.