
Está aberto o cadastro para comerciantes ambulantes interessados em atuar nos polos carnavalescos e nos eventos do Carnaval 2026 em João Pessoa, incluindo a abertura oficial, Bloco Vumbora, Via Folia, Carnaval Tradição e outros blocos.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 22 de janeiro, pela plataforma 1Doc, ou presencialmente na Central de Comercialização de Agricultura Familiar (CECAF), no bairro José Américo, entre os dias 19 e 22 de janeiro, das 8h às 14h, no 1º andar (Divisão de Controle e Posturas – DCP).
No ato da inscrição, é necessário apresentar: Termo de Compromisso (Anexo I do edital) preenchido e assinado; cópias do RG e CPF; comprovante de residência atualizado (até três meses); e Certidão Negativa de Débitos Municipais válida.
Os comerciantes devem informar todos os eventos em que desejam atuar e o tipo de estrutura que pretendem utilizar. Para estruturas fixas, é obrigatória a apresentação de layout com detalhamento e indicação do local de montagem. Em caso de publicidade, devem ser especificadas dimensões, material, uso de iluminação e marca a ser divulgada.
As vagas variam conforme o polo e o tipo de estrutura, incluindo tendas de alimentação, estruturas móveis, isopores, tabuleiros e food trucks. Na abertura do Carnaval, em 4 de fevereiro, no Centro, serão disponibilizadas 135 vagas. Na Via Folia, entre 5 e 11 de fevereiro, são 500 vagas. Para o Bloco Cafuçu, em 13 de fevereiro, no Centro Histórico, haverá 210 vagas. Já o Carnaval Tradição, de 14 a 17 de fevereiro, na Avenida Duarte da Silveira, contará com 160 vagas.
Os comerciantes selecionados deverão portar a autorização emitida pela Prefeitura durante todo o evento. A montagem das barracas fixas poderá começar no dia anterior, a partir das 22h, e deve ser finalizada até as 14h do dia do evento. As atividades devem ser encerradas até uma hora após o término da festa, com desmontagem concluída até as 5h do dia seguinte.
O edital proíbe a instalação de estruturas fixas, publicidade ou camarotes privados sem autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e pagamento do uso do solo. Também é vedada a circulação e instalação de paredões de som na Via Folia e nas proximidades dos eventos.