João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.05ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5561
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Prefeitura de João Pessoa busca no México experiências para artesanato na capital paraibana
20/02/2024 / 10:05 / Redação
Compartilhe:
Prefeitura de João Pessoa faz intercâmbio no México de práticas para o artesanato

Uma comitiva da prefeitura de João Pessoa se encontra no México vivenciando uma imersão por territórios referências no artesanato. Trata-se de uma missão técnica, com o intuito de conhecer de perto experiências exitosas de promoção e melhoria da oferta artesanal e, a partir delas, trazer novas práticas para a capital paraibana.

A missão em solo mexicano teve início na quinta-feira (15) e está sendo coordenada pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com a prefeitura de João Pessoa e o Sebrae Paraíba.

A comitiva pessoense é composta pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Vaulene Rodrigues; o coordenador de Projetos Especiais, Eduardo Barroso e o diretor de Capacitações e Projetos, Dante Tomei. Eles têm visitado territórios artesanais selecionados, que reúnem os exemplos mais significativos e relevantes do México tanto na qualidade e diversidade da oferta artesanal, quanto nas políticas públicas de promoção.

De acordo com Vaulene Rodrigues, o México desponta no mais alto escalão do planeta em termos de qualidade na produção artesanal. “Essa referência aponta um importante caminho para João Pessoa, que integra a rede mundial de cidades criativas da Unesco como representante no segmento artesanato e arte Popular. E viemos até aqui justamente para conferir toda essa expertise de perto, aprender, bem como partilhar nossos conhecimentos e práticas”, disse.

Nesta segunda-feira (19), a missão aportou no estado de Puebla, onde o roteiro incluiu uma visita técnica à Casa de La Cultura. “A economia criativa tem grande importância para Puebla. Ela diversifica a economia em geral, promove a cultura e a identidade local, gera empregos, atrai turistas. Aqui, também percebemos a força da inovação e da tecnologia nos setores criativos. Tudo isso acaba se refletindo no desenvolvimento social, na educação, no estímulo à inclusão digital e na sustentabilidade. É muito inspirador”, complementou Vaulene.

Partilhas

Para o secretário de Cultura do Estado de Puebla, Enrique Glockner Corte, a missão tem rendido benefícios para todos, uma vez que vem proporcionando um espaço de diálogo e unindo pessoas da América Latina que trazem muitas coisas em comum.

“O grupo visitante está podendo conhecer o artesanato mexicano, tendo a possibilidade de abordar diretamente os produtores, saber o que eles estão fazendo, qual a origem de seu artesanato e quais são suas preocupações, para encontrarmos lugares comuns, inclusive, para que possamos realizar algum tipo de suporte técnico no futuro”, destacou.

Conexões

A ideia da visita ao México começou a ganhar forma em outubro passado, quando o diretor de Artesanato da Secretaria de Cultura de Puebla, Daniel Farfán, esteve na capital paraibana para participar do Fórum Internacional de Cidades Criativas, promovido pela Sedest, em parceria com o Sebrae Paraíba.

“Daniel fez um estágio conosco, em João Pessoa, e se formou há cinco anos. Em 2023, durante a participação dele no fórum, tivemos a ideia de criar uma cooperação técnica mais estreita. A partir daí, a presente missão passou a ganhar um caráter ainda mais pragmático, não só para conhecer experiências, mas tentar uma aproximação mais efetiva”, explicou Eduardo Barroso, coordenador de Projetos Especiais da Sedest.

Comitiva

Além dos representantes da gestão municipal de João Pessoa, participam da missão no México a primeira-dama do Estado da Paraíba e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins; a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; a gestora do PAP, Marielza Rodriguez; a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; o coordenador do curso de design da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Kléber Barros e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Barros.

Nesta quarta-feira (21), o grupo se despede de Puebla e segue com destino ao estado de Oaxaca.