João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 23.09ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4734
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.7061
Prefeitura de João Pessoa dá início à construção de três conjuntos habitacionais
02/05/2023 / 15:05
Compartilhe:

Nesta terça-feira (02), a Prefeitura de João Pessoa assinou a ordem de serviço para dar início à construção das primeiras unidades habitacionais do Programa João Pessoa Sustentável. O programa tem como objetivo construir três conjuntos habitacionais exclusivos para famílias que residem em áreas de risco das comunidades que compõem o Complexo Beira Rio (CBR).

Nessa primeira fase do projeto, serão construídos 106 apartamentos distribuídos em três blocos no terreno do antigo Pio XI, localizado na Rua Alfredo Heim, em Tambauzinho. Os três blocos terão uma área total construída de 7.283,34 m² e uma área verde de 1.380 m². O investimento previsto para a obra é de R$ 16 milhões, e o prazo para a conclusão da construção é de 18 meses.

Os apartamentos terão de 1 a 3 quartos, e o desenho foi pensado de acordo com as características socioeconômicas das famílias cadastradas pelas equipes responsáveis pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC). Todos os apartamentos serão direcionados para a posição nascente, aproveitando a ventilação natural para oferecer mais conforto aos moradores. As unidades terão descarga inteligente, evitando o desperdício de água e proporcionando economia para os residentes.

Serão gerados 150 empregos diretos para moradores das comunidades do Complexo Beira Rio, que serão capacitados profissionalmente durante a execução da obra. Além disso, o conjunto habitacional terá áreas comuns, salas de reunião e espaços para atividades comerciais, podendo gerar até 18 salas.

A seleção das famílias que irão para o conjunto será feita pela Prefeitura em conjunto com a UEP e secretarias parceiras. Serão construídos três conjuntos habitacionais para as comunidades Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Miramar, Padre Hildon Bandeira, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha e Vila Tambauzinho, totalizando 747 apartamentos.

As famílias que não precisam ser reassentadas terão suas comunidades urbanizadas e regularização fundiária.

 

F5 Online com reportagem de Luan de Araújo