João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.86ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Cícero discute instalação de polo audiovisual em João Pessoa
16/01/2024 / 08:15
Compartilhe:

A prefeitura de João Pessoa avança na instalação de um polo de audiovisual na capital paraibana, com núcleos para a formação, capacitação e produção cinematográfica.

Nesta segunda-feira (15/1), em São Paulo, o prefeito Cícero Lucena (PP) teve reunião com representantes da Cidade da Imagem, um complexo tecnológico que vai ser parceiro da gestão municipal no projeto que vai funcionar na antiga fábrica Matarazzo, no bairro do Varadouro.

O local já foi desapropriado pela prefeitura, que agora está estruturando o espaço, planejando ações e buscando as parcerias para investimento e fomento das atividades. O audiovisual faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, no âmbito da cultura, geração de renda e turismo, que a gestão municipal está articulando por meio do projeto ‘Viva o Centro’.

“Esse é o primeiro momento, a primeira fase de um grande projeto – um processo que a gente está avançando, que se desdobra depois para a instalação de estúdios, de processos de produção propriamente dito, com a atração de produções cinematográficas e de audiovisual para a cidade de João Pessoa. E, evidentemente, com ações ligadas ao turismo e a economia criativa”, afirmou Cícero Lucena.

Também presente no encontro, que aconteceu na sede da Cidade da Imagem, no bairro do Itaim Bibi, o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, disse que a parceria também vai fortalecer a realização do segundo Festival Internacional de Cinema, que será este ano em João Pessoa. Segundo ele, o encontro foi o pontapé inicial de um projeto que vem sendo planejado há alguns anos, e que também terá a participação de uma agência francesa.

“É um contexto amplo que nós estamos criando, que envolve essas parcerias, que num primeiro momento irão viabilizar cursos na área de roteiro, produção, na área de eletricistas, toda uma cadeia do audiovisual – a parte técnica. Em seguida, a transformação do nosso polo, com instalação de estúdios e de processos de produção”, explicou.

“Nós criamos, inclusive, a João Pessoa Film Comission, desde o ano passado, para dar base de sustentação de todo esse projeto e também a agência audiovisual, cujo projeto está no gabinete do prefeito e deve ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores nos próximos dias”, acrescentou Marcus Alves.

A CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone destacou que a instituição já vem trabalhando com o governo francês e disse que o projeto, na capital, também terá iniciativas com caráter educacional, em parceria com a Fundação Tellescom: o CDI Labs.

Parceria francesa 

Em novembro passado, o prefeito Cícero Lucena participou de uma reunião na Escola Normal Superior de Paris (l’ENS). Junto a Vincent Lowy (diretor), Raïssa Lahcine (diretora de Relações Internacionais) e Ghassan Koteit (diretor dos Estúdios), a comitiva explorou oportunidades para trazer a formação em cinema para a capital paraibana e capacitação de mão de obra local para o audiovisual.