João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.68ºC
IBOVESPA 127218.24
Euro 5.8713
Dólar 5.4156
Peso 0.0059
Yuan 0.7454
Prefeitura de João Pessoa lança serviço municipal de cirurgias bariátricas nesta sexta
02/12/2021 / 20:13
Compartilhe:

A população de João Pessoa vai contar, a partir deste mês de dezembro, com um novo serviço de saúde que será oferecido pela Prefeitura. É a realização de cirurgias bariátricas, procedimento de redução do estômago em pacientes com obesidade grave.

O Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica será lançado nesta sexta-feira (3), às 9h, no Hospital Municipal Santa Isabel, unidade onde serão realizadas as cirurgias. A expectativa é que sejam realizados 8 procedimentos por mês.

A diretora geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destacou a importância do novo serviço, que integra a linha de cuidados de pacientes com sobrepeso e obesidade. “O Hospital Santa Isabel entra na linha de cuidados do sobrepeso e obesidade na rede de atenção as pessoas com doenças crônicas. A obesidade, nos tempos atuais, é fator de risco importante para doenças como Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, pulmonares e doenças articulares. O tratamento mais eficaz para o manejo da obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica. E considerando portaria do Ministério da Saúde, o hospital, nesse contexto, se insere na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade na rede de atenção as pessoas com doenças crônicas”, afirmou.

Estão aptos a fazer a cirurgia bariátrica indivíduos com obesidade grau 3 e grau 2, com comorbidades. São pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40kg, independente da presença de comorbidades, e pessoas com IMC de 35, com comorbidades. Os pacientes serão encaminhados ao hospital para a realização do procedimento via regulação.