A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil segue abrindo portas para jovens talentos da capital. Neste sábado (16), o prefeito Cícero Lucena anunciou os nomes dos 20 alunos da Rede Municipal aprovados na seletiva deste ano, que contou com a participação de 1.400 candidatos. Os estudantes terão a chance de avançar para a terceira etapa do processo em Joinville (SC), onde funciona a sede brasileira do Bolshoi.
O anúncio foi realizado no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira. Durante o evento, o prefeito também destacou avanços recentes da educação em João Pessoa, como os resultados positivos no índice de aprendizagem na idade certa, além de iniciativas como os programas de programação Code, robótica e atividades culturais envolvendo música e dança.
“É com profunda emoção que, primeiramente, expresso minha gratidão a Deus, à dedicada equipe da Prefeitura e à valiosa parceria com o Balé Bolshoi. Através desta iniciativa, que reconhecemos como uma dádiva divina, temos a oportunidade de descobrir e profissionalizar jovens talentos nesta área. Este projeto está em consonância com o nosso inabalável compromisso de promover uma transformação positiva na vida das pessoas”, afirmou Cícero Lucena.
Caminho até Joinville
Segundo a secretária de Educação e Cultura, América Castro, os selecionados têm entre 8 e 11 anos e agora avançam para a etapa nacional.
“Essas 20 crianças vão participar da terceira etapa em Joinville, onde a competição é bem maior. Mil crianças para um aluno que fica para poder estudar lá na Escola do Bolshoi. E nossos meninos vão em número de 20, no mês de outubro. A gente já tem 15 crianças lá, desse trabalho que é realizado há cinco anos, onde a Prefeitura dá todas as condições necessárias para os alunos, de escola, acompanhantes e moradia”, explicou.
A coordenadora do processo seletivo do Bolshoi no Brasil, Silvana Albuquerque, ressaltou a vocação dos participantes:
“Eles demonstram uma vontade muito grande de se desenvolver, não apenas dentro da dança, mas também como pessoas, como expressão de arte. Dentro do Bolshoi, os alunos não aprendem apenas dança. Ao longo dos oito anos de formação, eles têm várias disciplinas que compõem a grade curricular. Desde o início, já estudam matérias teóricas, como música, expressão, além de desenvolverem habilidades para dar entrevistas e compreender o papel da arte no mundo.”
Sonho de família
A emoção também esteve presente entre os pais dos selecionados. Alexsandra Ramos de Santos, mãe do estudante João Miguel, de 8 anos, aluno da Escola Municipal Afonso Pereira, relatou o sentimento de orgulho e expectativa.
“Ele gosta muito de dançar, desde pequenininho que gosta muito de dançar. Hoje ele acordou às 5h e muito, muito ansioso. E eu como mãe estou feliz e ansiosa também. Uma parte eu querendo que ele vá, outra parte eu querendo que ele fique, porque eu vou sentir muita falta dele.”
Processo e histórico da parceria
Antes de ingressarem definitivamente, os alunos ainda passarão por avaliações em Matemática e Português, além de exames realizados por estudantes de Psicologia da Faculdade Facene.
A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Prefeitura de João Pessoa começou em 2003, durante a primeira gestão de Cícero Lucena, e foi retomada em 2021. Atualmente, 15 estudantes da Rede Municipal já estão em Joinville, em processo de formação profissional.