A Prefeitura de São Paulo vai aumentar a tarifa de ônibus para R$ 5 a partir de 6 janeiro de 2025. O reajuste será de 13,6%.
A tarifa na cidade está congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, último ano que houve reajuste, ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), e a inflação no período foi de cerca de 32% de acordo com o IPCA. A Prefeitura argumenta que caso a tarifa considerasse a recomposição da inflação, passaria dos R$ 4,40 para no mínimo R$ 5,84.
O valor foi apresentado pela SPTrans – a empresa de transporte do município – durante a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), realizada nesta quinta-feira (26).
Na reunião, a administração municipal chegou a cogitar reajuste para R$ 5,20, aumento de 18,2%.
O novo valor será encaminhado Câmara Municipal dos Vereadores. Todas as gratuidades existentes estão mantidas, bem como a integração entre até quatro ônibus em um período de três horas.
Em entrevista cedida à GloboNews no dia 18 de dezembro, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) explicou que o valor da tarifa é impactado por uma série de fatores, como preço do diesel, dissídio de funcionários, estimativa de inflação e alta do dólar.
Ao longo de sua campanha nas eleições de 2024, Nunes não confirmou ou negou os planos de reajuste para o próximo ano. Ele seguiu o discurso de que tinha a intenção de manter o valor congelado, mas não poderia ser irresponsável com as contas do governo.
Neste ano, o sistema municipal de transporte custou R$ 11,4 bilhões, enquanto sua receita atingiu R$ 11,3 bilhões. Mais da metade do valor arrecadado foi proveniente de subsídios da prefeitura, a chamada “compensação tarifária”, que chegou a R$ 6,7 bilhões.
De acordo com a SPTrans, a cada R$ 0,10 de reajuste, a receita tarifária do transporte aumentaria R$ 106 milhões por ano.
Na reunião do CMTT, os conselheiros e representantes da sociedade civil se colocaram contra o aumento. Eles questionaram a SPTrans sobre a qualidade do transporte ofertado, o tamanho da frota em circulação e até sobre os dados referentes à arrecadação de tarifa, uma vez que o Ministério Público investiga uma fraude no sistema do bilhete único, gerido pela empresa.
Desde a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), os reajustes da tarifa dos ônibus municipais e do Metrô eram feitos em parceria com o governo de São Paulo, equiparando o valor da tarifa do sistema municipal com os transportes estaduais (Metrô, CPTM e trens metropolitanos privatizados), em razão do bilhete único conjunto entre todos os modais.
Contudo, em 2023, véspera de ano eleitoral, Nunes optou por manter os R$ 4,40 da tarifa congelada pelo quarto ano seguido, mesmo com o aumento para R$ 5,00 promovido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos outros modais que atendem a cidade.
Com informações do g1