23.1 C
João Pessoa

Prefeitura lança Festival Internacional de Cinema e anuncia criação de agência de audiovisual e Film Comission

O prefeito Cícero Lucena lançou, na manhã desta sexta-feira (15), a primeira edição do Festincine JP, o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa. O evento acontece de 26 a 30 de agosto e contará com exibição de filmes em sessões gratuitas, encontros e oportunidades de negócios para o mercado audiovisual. As inscrições já estão abertas. Na oportunidade o prefeito ainda anunciou a criação de dois órgãos que devem impactar a produção audiovisual na Capital: a Agência de Cinema e Audiovisual e a João Pessoa Film Comission.

“A ideia do Festival surgiu em uma conversa com o diretor Jaime Monjardim. A Funjope já pensava em fazer isso, mas ampliamos a sua dimensão, possibilitando que as pessoas do setor tragam sua experiência, possibilidade de negócios, apresentação da nossa produção e queremos envolver a cidade. Queremos que quem produz encontre aqui espaço físico, legislação favorável, mão de obra qualificada e outros incentivos”, afirmou Cícero.

Leia Também

O Festival contará com exibição de filmes, produção e mesas de negócios entre os diretores e produtoras de cinema do país e do exterior, envolvendo os principais players do setor. A ideia é difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba e arredores.

Este também será o momento de lançamento de políticas públicas estruturantes para o mercado audiovisual local como a Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a João Pessoa Film Comission. De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a Comissão tem como objetivo ser a porta de entrada para a produção audiovisual da cidade, tanto para o cinema como para a propaganda publicitária. “Se alguém quiser filmar em João Pessoa hoje precisa procurar uma série de órgãos municipais individualmente em busca de licenças e concessões. A partir de agora isso estará unificado e organizado em uma só autoridade”, explicou.

Já a Agência é descrita como um sonho do setor audiovisual paraibano. “Este vai ser um ambiente onde poderemos planejar as políticas do audiovisual da Cidade, fomentar a produção, a circulação e formar profissionais da área desde diretores até técnicos”, destacou o diretor executivo.

A atriz Zezita Matos, que é presidente da Associação Paraibana de Cinema, esteve presente no evento desta sexta-feira e apontou as iniciativas como uma alavanca para o setor. “É uma oportunidade para mostrar o quanto somos criativos. Precisamos muito de mercado, da divulgação para todo o Brasil da nossa produção que já conta com muitos produtos de grande qualidade”, afirmou.

Além das possibilidades de negócios, a intenção é incluir a cidade de João Pessoa na rota das grandes produções. Durante o evento, haverá o lançamento do filme A Viagem de Pedro, numa sessão hors-concours, filme de Lais Bodanzky, protagonizado pelo ator Cauã Reymond.

Laboratório – Dentro da programação, acontece o Laboratório de Produção Executiva. Serão dois dias de imersão para conhecimento, análise e apontamento de caminhos para projetos inscritos. Os consultores serão Sebastián Peña Escobar (Paraguai), Clémentine Mourão-Ferreira (Europa) e Tatiana Martinelli Loureiro (Brasil). O produtor executivo do mercado Ventana Sur, Bernardo Bergeret, vai conduzir uma palestra para divulgar o Mercado Ventana Sur.

Mostras – Vão acontecer duas mostras competitivas, uma de curtas e outra de longas-metragens, que concorrerão aos troféus. Os filmes serão exibidos em uma sala de cinema profissional, com sessões gratuitas e qualidade de som e imagem.

Uma das missões é fomentar o mercado regional, visando o desenvolvimento dos produtores executivos de João Pessoa e toda a rede, oferecendo ferramentas para avançar com projetos existentes, tendo contato com players nacionais e internacionais, e criando parcerias.

Também acontecerão palestras, mesas redondas, debates com o objetivo de desenvolver o mercado audiovisual de João Pessoa. A programação oficial será anunciada em breve pelas redes sociais e pelo site do evento.

Inscrições – A partir desta sexta (15), estão abertas as inscrições para o Festincine-JP, que são gratuitas e serão recebidas até 07 de agosto de 2022. Para filmes, é preciso acessar o link https://www.festincinejp.com.br/filmes , onde o interessado encontra o regulamento e o formulário. Serão aprovados seis longas-metragens e seis curtas, entre brasileiros e estrangeiros para a mostra competitiva.

O Festival envolve Ambiente de Mercado – projetos de filmes em qualquer etapa – de produtores executivos do Brasil para participação em rodadas de negócios com players nacionais e internacionais – e filmes de curta e longa-metragem. Os vencedores de cada mostra receberão troféus.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que este é um passo muito importante no processo de profissionalização, internacionalização e transformação do audiovisual e do cinema produzido em João Pessoa.

“A partir de agora, o nosso audiovisual poderá ter um mecanismo concreto de negociação com os sistemas produtivos nacionais e internacionais. Esse é um passo forte, significativo que estamos apresentando para o audiovisual de João Pessoa e, consequentemente, de toda a Paraíba”, enfatizou.

Só poderão ser exibidos nas mostras competitivas filmes de longa-metragem e curta-metragem brasileiros e/ou estrangeiros concluídos a partir de 01 janeiro de 2020. Dos curtas e longas-metragens produzidos na Paraíba, serão aceitos aqueles concluídos a partir de 01 de janeiro de 2017.

Cada inscrito, pessoa física ou jurídica, poderá apresentar até dois projetos que serão encaminhados para os players, de acordo com a sua demanda específica – gênero, formato, etapa do projeto.

Ambiente de Mercado – Para o ambiente de mercado, as inscrições podem ser feitas no link https://www.festincinejp.com.br/mercado . Estão disponíveis o regulamento com todas as informações necessárias e o formulário de inscrição que pode ser acessado no link https://forms.gle/vZSBByxZ9HPVgjXZ7 .

Serão aceitos projetos de ficção, documentário, animação nos formatos de filme de curta, média ou longa-metragem, além de série, programa de TV e variedades. As reuniões acontecem das 14h às 17h, no espaço Usina Cultural Energisa. Dúvidas sobre as Rodadas de Negócios devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

João Pessoa – A cidade é hoje uma das capitais com maior investimento de recursos próprios na produção de cinema no Brasil. São filmes que circulam em festivais nacionais e internacionais, ganham projeção crítica e prêmios, e permitem uma visibilidade inédita à produção audiovisual e à cidade.

O crítico de cinema do jornal O Estado de São Paulo, Luiz Zanin Oricchio, cunhou o termo “primavera do cinema paraibano” para falar dessa safra atual de filmes com grande repercussão nacional, uma produção que é, em larga medida, fomentada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#