João Pessoa 32.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 33.09ºC
IBOVESPA 124616.63
Euro 5.5148
Dólar 5.1564
Peso 0.0059
Yuan 0.7117
Prefeitura promove evento para discussão sobre Plano de Ação Climática de João Pessoa
02/11/2021 / 09:45
Compartilhe:

A Prefeitura de João Pessoa vai promover, durante todo o dia desta quarta-feira (3), um evento para discutir o Plano de Ação Climática da cidade. O encontro acontece no auditório do Hotel Verde Green, a partir das 9h, numa parceria com Iclei e WayCarbon.

Por meio do Plano de Descarbonização e Adaptação Climática, chamado de Plano de Ação Climática de João Pessoa, o município deve estabelecer as diretrizes e ações necessárias para que a neutralidade em emissões e a resiliência climática se concretizem no território da capital.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Welison Silveira, destacou que o plano é uma ferramenta indispensável para definir o roteiro de descarbonização da economia e vinculá-lo a objetivos socioeconômicos. “Queremos incentivar a criação de empregos, estimular a inovação e melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa com foco na adaptação e resiliência do município frente às mudanças climáticas”, destacou.

Pacto Global – João Pessoa é signatária do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Trata-se de uma aliança global de cidades e governos voluntariamente comprometidos no enfrentamento da crise climática, com o objetivo de reduzir os impactos e facilitar o acesso à energia sustentável e acessível para todos.

Iclei – O Iclei Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Tem atuação em mais de 125 países, incentivando políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento de baixa emissão, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

WayCarbon – A empresa parceira na discussão do Plano de Ação Climática é referência no Brasil em consultoria e desenvolvimento de soluções de tecnologia e inovação voltadas para a sustentabilidade, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias com o objetivo de estimular uma gestão ecoeficiente e de baixo carbono.

Plano de Ação Climática – O Plano deve prever medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa de maneira significativa e remover estes gases da atmosfera. Por sua vez, as medidas de adaptação climática buscam preparar as cidades para enfrentar as alterações do clima e seus efeitos.

Programação – Pela manhã, o evento vai contar com as participações do secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira; do coordenador Geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio de Fatima Elizeu de Medeiros; do gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon, Melina Amoni; do representante do Iclei América do Sul, Leta Vieira; e do professor e consultor Associado WayCarbon, Carlos Nobre – este último participa do evento de forma remota.

No período da tarde, o evento continua com ações voltadas para os técnicos da Prefeitura de João Pessoa, com a participação de Rosangela Silva e Natalia D’Alessandro, da WayCarbon; Janduí Júnior, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mudanças Climáticas da Semam; e Caio Mário Silva, coordenador de desenvolvimento urbano da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP).

Confira a programação completa:

Manhã
9h30 -Abertura e assinatura dos compromissos Race to Zero, Race to Resilience e Aliança pela Ação Climática (ACA);
10h20-Apresentação do Plano de Descarbonização e Adaptação às Mudanças do Clima em João Pessoa;
11h45- Palestra Magna: Projeções de impactos da mudança do clima no Brasil: qual a melhor estratégia para um mundo descarbonizado e resiliente?

Tarde
14h15-Apresentação do Plano de Gestão Colaborativa e Engajamento e dinâmica de levantamento de fontes e atores;
14h30 –Planejamento climático nas cidades: principais conceitos, termos e desafios;
15h- Apresentação do processo de elaboração do índice de riscos climáticos e modelo de projeções climáticas;
15h45-Apresentação do Processo de Elaboração de Inventários e Metodologia GPC;
16h15-Apresentação do processo de levantamento, priorização e detalhamento de ações climáticas;
16h45 -Apresentação dos resultados do levantamento e encerramento.