João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Lula se retrata sobre traficantes como ‘vítimas’
24/10/2025 / 16:10
Compartilhe:
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratou nesta sexta-feira (24) por uma declaração feita durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. Na ocasião, Lula comparou traficantes a ‘vítimas’ dos usuários de drogas, o que gerou forte repercussão negativa, especialmente entre opositores.

Em uma rede social, ele afirmou: ‘Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado’. Durante a coletiva, o presidente falava sobre o combate às drogas e sugeriu que seria ‘mais fácil’ para Brasil e Estados Unidos ‘combater viciados’.

Para reforçar seu ponto de vista, Lula disse: ‘Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também’. O comentário surgiu em resposta a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mencionou não ser necessária uma declaração de guerra para eliminar traficantes de drogas.

Ao se justificar, Lula minimizou suas palavras e enfatizou que ‘mais do que palavras são as ações’ do seu governo. Ele citou iniciativas no combate ao crime, como a operação Carbono Oculto, que desarticulou um esquema criminoso no setor de combustíveis.

‘Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado’, destacou. Lula também reafirmou seu compromisso: ‘Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado’. Neste contexto, é importante lembrar que o governo Trump tem intensificado operações no Caribe para combater o tráfico de drogas.

Lula e Trump devem se encontrar neste domingo (26) durante uma cúpula no sudeste asiático, sendo essa a primeira reunião oficial entre eles desde a crise provocada pelo aumento de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros.