Para o Funeral da Rainha Elizabeth ll na Abadia de Westminster, vários dignitários de todo o mundo anunciaram sua presença, como o Presidente Jair Bolsonaro, que recebeu o convite do governo britânico, segundo o Ministro das Relações Exteriores brasileiro Carlos França.
Em meio à forte campanha por sua reeleição para a presidência, Bolsonaro abriu espaço tanto em suas redes quanto em sua agenda para expressar suas condolências pela morte da rainha Elizabeth II.
Com tudo isso, o presidente confirmou presença no funeral da rainha, em Londres, no Reino Unido, na próxima segunda-feira (19).
“O convite à cerimônia foi encaminhado, na noite do sábado (10), à Embaixada do Brasil em Londres. Consultado na manhã do domingo (11), o senhor presidente da República orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota.
De lá, Bolsonaro deve viajar direto a Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento está marcado para o dia 20 de setembro. Tradicionalmente, o discurso do presidente brasileiro abre a conferência.
Após a notícia da morte da Rainha Elizabeth ll ter sido divulgada, O presidente até decretou três dias de luto oficial, “É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”, escreveu em Twitter.
– É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
– Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II.
– DEUS SALVE A RAINHA! pic.twitter.com/4NB5GPJ9fy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
Com a decisão, o palácio presidencial do Planalto em Brasília exibiu a bandeira brasileira em meio mastro, que foi repetida em prédios públicos, instituições educacionais e sindicatos, como sinal de respeito.
Outros dignitários esperados para assistir ao funeral incluem o Presidente dos EUA Joe Biden e representantes das monarquias mundiais do Rei Felipe VI da Espanha e da Rainha Letizia, e provavelmente o Imperador Naruhito do Japão.
Autoridades britânicas pediram aos convidados estrangeiros que usassem vôos comerciais “sempre que possível” em vez de jatos particulares para viajar para Londres, onde ônibus em vez de helicópteros e carros pessoais serão usados para viagens, de acordo com documentos do Ministério das Relações Exteriores.
Os eventos do protocolo de despedida da Rainha continuarão durante toda a semana. Na segunda-feira, 19 de setembro, dia do funeral, uma procissão levará o caixão para a Abadia de Westminster antes da cerimônia.
A rainha será enterrada em particular na Capela de Saint George no Castelo de Windsor, a 37 quilômetros da abadia, ao lado de seu marido, o príncipe Philip.