O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, apresentou voto de aplauso e projeto de lei propondo a concessão de título de cidadania paraibana ao empresário Ilson Mateus, dono do Grupo Mateus.
“O presente reconhecimento trata-se de homenagem justa, considerando os relevantes serviços prestados pelo empresário aos paraibanos, pois são milhares de empregos gerados através do Grupo Mateus, que figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil”, ressaltou Adriano.
Atualmente, o Grupo Mateus emprega mais de 50 mil colaboradores nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Alagoas. A marca Mateus está presente nos setores de varejo, atacarejo, eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
Na Paraíba, as lojas estão nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Sousa, Guarabira, João Pessoa, Bayeux e Cabedelo gerando mais de três mil empregos direto e indireto.
As lojas de João Pessoa, Bayeux e Cabedelo serão abertas para atendimento ao público em geral nesta quinta-feira (20).
Sobre o homenageado
Ilson Mateus Rodrigues nasceu em Imperatriz, no Maranhão, no dia 6 de março de 1963. É o terceiro filho entre os 6 irmãos e ,desde muito cedo, trabalhou em busca de uma vida melhor para a família. Foi engraxate, torneiro mecânico e na década de 1980, atraído pela promessa do ouro, se aventurou no garimpo de Serra Pelada.
Anos mais tarde, em 1986, Ilson Mateus abriu um pequeno armazém de apenas 50m² na cidade de Balsas, interior do Maranhão, que se tornaria o primeiro supermercado da Rede Mateus no estado. Nos anos seguintes o empreendimento cresceu e a marca Mateus ganhou espaço dentro do mercado do Maranhão, em seguida expandindo a atuação para outros estados.
É casado com Pauliana Menezes e pai de seis filhos.