João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.15ºC
IBOVESPA 145774.38
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Presidente da Telebras, Frederico Siqueira Filho deve ser o novo ministro das Comunicações do governo Lula
23/04/2025 / 19:23
Compartilhe:
Pernambucano radicado na Paraíba deve ser o novo ministro das Comunicações – Foto: Telebras / Divulgação

O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras e residente em João Pessoa (PB), será o novo ministro das Comunicações do governo Lula. A nomeação, noticiada nesta quarta-feira (23/4) pelo jornal O Globo, atende a uma indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e ocorre após a desistência do deputado Pedro Lucas (União-MA), inicialmente cogitado para o cargo.

Com mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, Frederico tem trajetória consolidada no setor público e privado. Natural de Pernambuco, ele iniciou sua carreira em 1997 na Autelserv Telecomunicações e atuou por mais de duas décadas na operadora Oi, onde ocupou cargos de liderança nas áreas de vendas, planejamento e relações institucionais.

A proximidade com o senador paraibano Efraim Filho (União-PB), que o indicou para a presidência da Telebras em 2023, também foi fator decisivo para sua escolha. No comando da estatal, Frederico liderou a ampliação de parcerias com empresas privadas para expandir a conectividade via satélite no país, especialmente em projetos como o “Aprender Conectado”, que leva internet às escolas públicas.

Além da formação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico possui capacitações em Administração, Comunicação, Ciências Políticas e Gestão. Sua atuação técnica e perfil conciliador foram determinantes para que se tornasse uma alternativa de consenso entre lideranças políticas. A posse deve ocorrer nos próximos dias, em cerimônia no Palácio do Planalto.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp