João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.34ºC
IBOVESPA 141684.62
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Trump elogia Lula em encontro com Milei na Casa Branca
14/10/2025 / 16:54
Compartilhe:
Foto: Reuters/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o líder argentino, Javier Milei, na Casa Branca, onde destacou uma conversa positiva que teve com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorre em meio a discussões sobre ajuda financeira dos EUA à Argentina. Trump afirmou que a conversa com Lula ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU e que ambos se entendem bem. ‘Eu o encontrei antes de discursar e tivemos uma ótima conversa’, disse Trump.

O presidente argentino está nos Estados Unidos para tratar de um pacote de ajuda financeira de US$ 20 bilhões, que foi recentemente acordado entre os dois países. Trump explicou que decidiu apoiar a Argentina, mesmo sem necessidade, pois acredita que o sucesso do país pode inspirar outras nações da região. ‘Se a Argentina for bem, outros vão seguir o exemplo’, afirmou.

Além de elogiar Lula, Trump também criticou o grupo dos BRICS, afirmando que representa uma tentativa de enfraquecer o dólar no comércio global. Ele mencionou que vários países estão se afastando do bloco e que, como resposta, os EUA poderiam impor tarifas sobre produtos que entrassem no país.

A relação entre Lula e Trump parece ter melhorado após uma conversa telefônica de cerca de 30 minutos, onde discutiram temas econômicos, incluindo tarifas de importação. Lula pediu que Trump revisasse as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros e as sanções a autoridades do Brasil. Trump, por sua vez, elogiou Lula e manifestou interesse em visitar o Brasil em breve.

A reunião entre Milei e Trump, que ocorre em um contexto de ajuda financeira, é vista como um movimento estratégico dos EUA para estabilizar um aliado importante na América do Sul. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que a ajuda será feita por meio de um acordo de swap cambial com o banco central argentino. Apesar das críticas de agricultores americanos sobre a ajuda à Argentina, Trump não descartou a possibilidade de um acordo de livre comércio com o país sul-americano.