João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 28.54ºC
IBOVESPA 140680.34
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Lula embarca para Roma para encontro com Papa
11/10/2025 / 19:00
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste sábado (11) para Roma, onde se reunirá com o Papa Leão XIV e participará de eventos focados em temas sociais e combate à fome.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu de Brasília no fim da tarde deste sábado (11) com destino a Roma, na Itália. Durante a viagem, Lula se reunirá com o Papa Leão XIV e participará de eventos que abordam questões sociais, incluindo o combate à fome. O presidente decolou por volta das 17h30 e fará uma parada em Cabo Verde para reabastecimento, com chegada prevista à capital italiana neste domingo (12), às 10h35, horário local.

A comitiva de Lula inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de outros auxiliares. O encontro com o Papa Leão XIV, que ocorrerá na segunda-feira (13) às 8h15, será a primeira reunião entre os dois líderes. A articulação foi realizada pelo governo brasileiro, com conversas entre o ministro Mauro Vieira e o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Após o encontro com o Papa, Lula participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, o principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O evento deste ano contará com atividades comemorativas e reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável. A participação do presidente foi reafirmada em julho, após o Brasil sair do Mapa da Fome.

O Fórum também será palco da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que reunirá representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. O encontro avaliará o progresso da iniciativa desde sua criação em 2024 e discutirá a implementação de planos nacionais de combate à fome em países como Etiópia e Quênia.

Lula também inaugurará o Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em várias cidades, incluindo Brasília e Washington. Além disso, a Aliança se prepara para a Primeira Cúpula de Líderes, marcada para 3 de novembro em Doha, no Catar, que reunirá chefes de Estado para discutir novos compromissos no combate à fome e à pobreza.