Preta Gil relatou uma experiência negativa com Silvio Santos em sua autobiografia Os primeiros 50. Ela descreve um episódio de gordofobia ocorrido no programa do apresentador em 2018.
A cantora revelou que, ao aceitar o convite para o programa com David Brazil, enfrentou uma situação desconfortante. Em um trecho do seu livro, ela disse que Silvio Santos fez comentários sobre seu peso e questionou como ela havia conseguido um marido, o que, segundo ela, a deixou extremamente abalada.
“E ali, naquele palco, tudo começou a desandar. Foi uma dor genuína. Eu não estava preparada para aquilo. Ele questionou como eu teria ‘arrumado um marido’. Claramente por causa de meu peso. Hoje, me arrependo de não ter saído do palco. Mas não tive forças. Eu tive uma sensação que imagino ser um pouco parecida com a descrita por mulheres que sofrem violência física ou verbal. Eu me senti impotente, eu me entreguei”
Em seu livro, Preta Gil diz ter deixado o SBT chorando após ser chamada de “gorda, feia e mentirosa” por Silvio Santos.
A cantora afirmou que o programa foi ao ar sem as partes em que foi verbalmente agredida, e que o estúdio, incluindo bailarinas e David Brazil, ficou desconfortável com a situação.
Preta Gil também relatou que foi criticada pela produção do programa de Silvio Santos após sua saída em lágrimas. Segundo ela, a direção disse: “Que pena que você não levou na brincadeira. Que pena que você não teve humor.” Preta Gil respondeu: “Como ter humor!? Ele me chamou de gorda, feia e mentirosa.”