Após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está retomando a realização de mutirões gratuitos de atendimento para a prevenção ao câncer de pele.
Na Paraíba, a iniciativa acontecerá em três centros espalhados por João Pessoa e Campina Grande. As avaliações ocorrerão neste sábado, 3 de dezembro, entre 9h e 15h.
Na data dos mutirões, os interessados devem procurar o posto de atendimento mais próximo de sua residência. Ao chegarem no local, serão submetidos a um exame de triagem, sendo posteriormente examinado por um médico dermatologista da SBD. Em caso de lesão suspeita, a pessoa será encaminhada para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas.
O “Dezembro Laranja” é organizado desde 2014 pela entidade. Em 2022, seu slogan é “Não espere até sentir na pele” e busca levar conhecimento e prevenção à população.
“A campanha de prevenção ao câncer da pele é fundamental e um pilar da SBD para podermos falar dessa doença que acomete milhares de pessoas, mas que ainda pouco se fala. Se pensarmos, então, em um país como o Brasil, que é tropical e onde diariamente as pessoas estão expostas aos raios solares, é preciso redobrar os cuidados e levar conhecimento para a população sobre todas as possibilidades de fotoproteção, como evitar horários de maior incidência de radiação ultravioleta, usar chapéus, camisetas, procurar sombras e utilizar os filtros solares”, explica Renato Bakos, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD e da campanha de 2022.