João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 24.19ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1498
Dólar 5.5521
Peso 0.0058
Yuan 0.7827
PRF deve instalar mais de 10 mil câmeras nos uniformes dos policiais
05/03/2023 / 09:57
Compartilhe:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram estudos para implantar mais de 10 mil câmeras nos uniformes da corporação. O diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, é favorável à proposta, que resgataria a “essência cidadã” da corporação, segundo afirmou ao jornal O Globo.

“Não vejo nenhum ponto negativo para os agentes em ter a atividade gravada”, declarou, acrescentando que ele próprio, quando atuava nas rodovias, utilizava uma caneta com câmera para gravar suas abordagens.

A ideia de implantar câmeras nas roupas dos policiais tem o objetivo, segundo os defensores, de reduzir a “violência policial”. A Justiça tem obrigado alguns Estados a adotar os equipamentos. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), exige que o governo do Rio de Janeiro estabeleça um cronograma para colocar câmeras em fardas e viaturas policiais. Em São Paulo, policiais militares usam câmeras nas fardas desde 2020.

Na PRF, um grupo de estudo foi formado em fevereiro e a corporação ainda não sabe quanto os equipamentos custariam, mas pretende adotá-los até o fim do ano. Os técnicos também vão decidir se as câmeras devem captar o som ambiente e ficar ligadas permanentemente. Há a preocupação de que os policiais que fazem turnos de 24 horas tenham a privacidade violada.

Segundo o diretor-geral da PRF, há resistência de agentes ao equipamento, e por isso sugere campanhas de conscientização para diminuir a rejeição. “É muito difícil uma unanimidade, mas nada muito substancial, que possa criar uma dificuldade operacional para abraçar esse projeto”, declarou Oliveira, para O Globo.

Informações de O Globo