Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Curta Catolé – Festival de Cinema de Catolé do Rocha, programado para acontecer de 1 a 4 de agosto de 2024, na cidade de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, com programação de mostra de filmes, oficina de linguagem audiovisual, cerimônia de premiação e homenagens.
As inscrições acontecem no período de 8 a 28 de maio, através de formulário online. Estão aptos a participarem filmes paraibanos, com data de finalização a partir de janeiro de 2022, com até 20 minutos de duração. De acordo com o edital, o realizador pode inscrever até duas produções.
Os filmes serão selecionados pela organização do 1º Curta Catolé, que poderá convidar especialistas que não integram a equipe do festival para participar do processo de curadoria. As produções selecionadas serão exibidas conforme programação preparada pela organização em sessões presenciais durante o período do festival. As obras selecionadas serão divulgados até o dia 5 de julho.
Conforme a organização do festival de cinema, o evento surge a partir do desejo de fomentar na cidade e região a fruição e experimentação de obras audiovisuais, estimulando a formação de público a partir de mostras de cinema gratuitas e abertas para o público em geral.
A identidade visual do evento é inspirada em uma característica local que dá destaque e importância ao município – Catolé do Rocha abriga o maior complexo de sítios arqueológicos com gravuras de arte rupestre da Paraíba e um dos maiores do Brasil. Deixadas na região por povoações que habitaram o lugar em tempo pré-histórico, as figuras e grafismos encontrados nas pedras da região estampam a marca do festival.
O Curta Catolé tem financiamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Edital de Fomento às Mostras e Festivais de Audiovisual na PB. Tem ainda apoio da Agência Referência Comunicação, Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Universidade Estadual da Paraíba e apoio cultural da Mistika e Sesc-PB.